Financiamento já responde por 62% do valor total do imóvel, aponta Abecip

SÃO PAULO – O financiamento já responde por 62% do valor total do imóvel, segundo dados divulgados pela Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).

O número é 0,9 ponto percentual maior do que o apurado em 2009, quando o financiamento respondia por 61,1% do valor total do imóvel. Na comparação com 2008, quando o percentual alcançou os 58,6%, o incremento foi de 3,4 pontos percentuais. Na comparação com 2004, quando foi iniciado o levantamento, o aumento foi de 15,2 pontos percentuais.

Dentre os fatores que explicam a alta, está o aumento dos salários reais, da massa salarial e do emprego, aliados às condições mais flexíveis dos financiamentos, com prazos maiores e juros mais baixos.

Além disso, as tendências favoráveis da economia contribuem para o aumento da confiança dos mutuários e dos agentes financeiros do SBPE.

Empréstimos

Ainda de acordo com a Abecip, entre janeiro e outubro, os agentes do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos) concederam empréstimos na ordem de R$ 44,9 bilhões, 69% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Ao todo, no período, foram financiadas 342,4 mil unidades, 44% a mais do que o registrado nos dez primeiros meses do ano de 2009, quando 238,5 mil unidades foram financiadas.

Somente em outubro, a Associação registrou que cerca de R$ 5,47 bilhões foram emprestados para financiamento de imóveis, com 38,1 mil unidades financiadas.

UOL Cursos Online

Todos os cursos