Número de ações de despejo por falta de pagamento em SP cai 14,82% em março

SÃO PAULO - O número de ações de despejo por falta de pagamento total ou parcial do aluguel, registradas em fóruns da cidade de São Paulo, recuou 14,82% em março, na comparação com fevereiro, de acordo com levantamento realizado pelo Grupo Hubert e divulgado nesta terça-feira (19).

De acordo com o balanço, em março, foram propostas 1.253 ações de despejo por falta de pagamento na Justiça paulista, contra as 1.471 verificadas no mês anterior.

Na comparação entre março deste ano e março do ano passado, houve queda de 26,25% no número de ações de despejo por falta de pagamento. Foram 1.699 em março de 2010.

Considerando todos os tipos de ações, a pesquisa indica que ingressaram 1.635 em março deste ano. Na comparação com o mês de fevereiro, quando 1.836 processos foram verificados, houve queda de 10,9%. 

Outras ações
Tiveram alta de 35,29% as ações consignatórias (propostas pelo inquilino quando o locador se nega a receber o aluguel, essa ação evita que o locatário permaneça em mora e sofra ação de despejo por falta de pagamento). Foram 23 ações deste tipo em março, contra 17 em fevereiro.

As ações renovatórias (quando na locação de imóveis comerciais, o locatário pode impetrar ação renovatória do contrato para garantir sua permanência no imóvel) cresceram 27,94%. Eram 68 em fevereiro, contra 87 registradas em março.

As ações por denúncia vazia (que têm como objetivo o despejo por outros motivos que não a falta de pagamento) cairam de 280 em fevereiro para 272 em março, decréscimo de 2,86%.

O diretor do Grupo Hubert, empresa que levanta os dados, Hubert Gebara avalia que o índice negativo de março e a queda em relação ao mesmo mês de 2010 mantêm historicamente a tendência de baixa das ações de despejo por falta de pagamento. 

A avaliação é que esses índices negativos indicam que, mesmo com o segmento de locação aquecido, locadores estão procurando a negociação com seus inquilinos, em lugar da via jurídica.

UOL Cursos Online

Todos os cursos