Cresce 14% financiamento de imóvel usado em SP no primeiro semestre

SÃO PAULO - O número de imóveis usados comprados por meio de financiamento, na cidade de São Paulo, cresceu 14,3% nos seis primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010.

Segundo pesquisa da Lello Imóveis, o financiamento de imóveis usados quase dobrou nos últimos quatro anos. Em 2007, os imóveis usados financiados representavam 25% das vendas. Já no primeiro semestre de 2011, 48% das casas e apartamentos vendidos pela administradora, em suas filiais espalhadas pela capital paulista, foram por meio de financiamento bancário. No mesmo período de 2010, os financiamentos tinham 42% de participação.

Vendas
Ainda de acordo com a  Lello, a ampla oferta de crédito manteve o mercado aquecido, o que proporcionou um aumento de 4% no total de imóveis vendidos entre janeiro e junho deste ano, em comparação com igual período de 2010.

Entre os imóveis residenciais comercializados, 72% eram apartamentos e 28%, casas. Os apartamentos e casas mais vendidos foram os com dois dormitórios, que representaram 62% e 50% do total de vendas de cada segmento, respectivamente. O valor médio das vendas foi de R$ 370 mil.

Já entre os imóveis comerciais, galpões e conjuntos/salas representaram 80% dos negócios, com valor médio de venda de R$ 580 mil.
Os dados mostram ainda que 55% destes imóveis comercializados tiveram descontos entre 5% e 7% na negociação do valor inicial da unidade.

Cenário
De acordo com a diretora da Lello Imóveis, Roseli Hernades, o cenário deste ano é semelhante ao de 2010 e, em menor escala, também ao de 2009. ”Os imóveis continuam valorizadas, a demanda é altíssima para unidades de um e dois dormitórios bem localizados e, por isso, muitas pessoas vêm enxergando o mercado imobiliário com os olhos de investidor”, explica.

UOL Cursos Online

Todos os cursos