Associação dá dicas para estudantes que querem alugar imóvel

SÃO PAULO – Estamos chegando perto dos últimos meses do ano e, nesta época, se aproxima a hora de muitos estudantes fazerem suas inscrições no vestibular e escolherem que carreira seguir.

Contudo, ao se inscrever no processo seletivo de uma faculdade, os candidatos devem levar em consideração outros aspectos, entre eles, a questão da moradia, sobretudo se a instituição de ensino escolhida é em outra cidade ou muito distante da casa dos pais.

Neste sentido, para ajudar aqueles que optam por morar longe a A Arla (Association of Residential Letting Agents) elaborou algumas dicas para os estudantes que querem alugar um imóvel, sendo que as orientações foram publicadas no jornal inglês Financial Times. Veja as que se aplicam ao Brasil.

Dicas
Assim com na Inglaterra, muitas faculdades e universidades brasileiras, sobretudo as públicas, oferecem moradias gratuitas aos estudantes de outras cidades. Entretanto, elas têm processos de seleção específicos, que geralmente consideram a renda da família do estudante.

Para aqueles que estão com pouco dinheiro no bolso, vale ainda procurar ofertas nos murais da faculdade, já que dividir os gastos com outros jovens diminui o impacto no orçamento.

Se optar por dividir o aluguel, entretanto, certifique-se de que no contrato existe uma cláusula de responsabilidade solidária, que garante que ninguém arcará sozinho com qualquer problema que ocorrer no imóvel.

Por fim, antes de alugar um imóvel ou optar por fazer uma faculdade em outra cidade apenas para morar longe dos pais, lembre-se de que o aluguel não será a única despesa com a qual terá de arcar. Além dos custos com a faculdade, livros, material e mensalidade, se tiver, há as despesas com luz, água, telefone, internet, entre outras, e ainda gastos com lazer e transporte. Por isso, pense bem.

UOL Cursos Online

Todos os cursos