Custo da construção civil sobe em setembro, aponta SindusCon-SP

SÃO PAULO - Os preços da construção civil paulista ficaram 0,14% maiores, na comparação com agosto, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (3) pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

O CUB (Custo Unitário Básico) reflete a variação mensal das despesas do setor para utilização nos reajustes dos contratos da construção civil. No mês passado, ele foi de R$ 953,75 por metro quadrado.

Em setembro, o custo das construtoras com mão de obra, na comparação com agosto, registraram alta de 0,13%; enquanto que os gastos com materiais de construção aumentaram 0,16%.

De janeiro a setembro deste ano, o CUB acumula alta de 5,71%. Considerando os últimos 12 meses terminados em setembro, os custos registraram aumento de 5,43%.

Alta dos preços
Dos 41 itens de materiais de construção analisados, no nono mês do ano, 10 registraram inflação maior que a do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), que apresentou acréscimo de 0,65%.

A maior alta, de 1,65%, foi verificada na Brita 2. Impermeabilizante normal tipo vedacit 18 litros e a areia média lavada vieram a seguir, com acréscimos, de 1,55% e 1,42%, respectivamente.

A porta lisa para pintura 3,5x70x210 cm apresentou o menor acréscimo, de 0,66%.

UOL Cursos Online

Todos os cursos