Vendas de casas novas nos EUA sobem em novembro

As vendas de novas moradias nos Estados Unidos subiram em novembro, mas a uma taxa menor que a esperada, mostrou um relatório do governo nesta quinta-feira, ressaltando a fraqueza do mercado imobiliário, ainda que a economia como um todo esteja ganhando ritmo.

O Departamento de Comércio disse que as vendas avançaram 5,5%, para 290 mil unidades, taxa ajustada sazonalmente, após dado revisado para baixo de 275 mil unidades em outubro.

Analistas consultados pela Reuters haviam previsto que as vendas de casas novas subissem a 300 mil unidades em novembro, ante número reportado anteriormente de 283 mil unidades em outubro. Comparado a novembro do ano passado, as vendas despencaram 21,2%.

No ritmo das vendas casas em novembro, a oferta de moradias novas no mercado caiu para o equivalente a 8,2 meses, contra 8,8 meses em outubro. Havia 197 mil novas casas à venda em novembro, o menor patamar desde março de 1968.

O preço médio de venda das novas casas subiu 8% no mês passado ante outubro, para US$ 213 mil. Comparado com novembro do ano passado, o preço médio recuou 2,7%.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

UOL Cursos Online

Todos os cursos