Propriedade de chefe de propaganda nazista será leiloada

  • Gero Breloer/ AP

    Ciclistas passam diante de bangalô que pertenceu ao nazista Joseph Goebbels, em Berlim, Alemanha

    Ciclistas passam diante de bangalô que pertenceu ao nazista Joseph Goebbels, em Berlim, Alemanha

BERLIM, 23 de junho (Reuters Life!) - A antiga propriedade do chefe de propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels, que fica próxima a um lago, será leiloada.

A oferta pela propriedade de 6.440 metros quadrados localizada na parte oeste da capital, em uma ilha cuja região é bastante arborizada, foi aberta nesta semana e irá durar dois meses, afirmou a empresa de negócios imobiliários responsável pelo leilão na quarta-feira.

"O mercado irá determinar seu preço", disse a porta-voz Irina Daehne, da Liegenschaftsfonds, acrescentando que não há uma oferta mínima para o processo.

A residência de Goebbels foi demolida após a Segunda Guerra Mundial e a propriedade passou a pertencer à cidade de Berlim.

Nos anos de 1950, um rancho de 710 metros quadrados foi construído no local e alugado mais tarde pelo Aspen Institute, um centro de estudos norte-americano.

Mas a empresa de negócios imobiliários à cargo da venda para a cidade afirmou que ela se reserva o direito de rejeitar compradores inapropriados como neonazistas atraídos pela ligação com Goebbels.

"Essa não é nossa primeira propriedade com uma carga histórica problemática", disse Daehne.

Outra ex-propriedade de Goebbels próxima a Berlim --uma vila de 30 quartos descrita pela mídia alemã como seu "ninho do amor"-- será comercializada como parte de uma venda imobiliária de maior porte.

(Reportagem de Eric Kelsey)

UOL Cursos Online

Todos os cursos