Reggae e Thiaguinho foram as músicas mais usadas para entrar na igreja

Chico Felitti

Folha de S.Paulo

O reggae e o pagode ameaçaram a música clássica em 2014.

Pelo menos no altar: as músicas mais pedidas para a entrada da noiva foram uma melodia melosa de Thiaguinho e um rock-reggae americano, perdendo apenas para a incontornável "Marcha Nupcial", de acordo com 15 profissionais que musicam uniões.

Cada DJ ou condutor de coral ouvido pelo Digo Sim mencionou as duas músicas que mais tocaram durante o ano que acaba. O clássico de Felix Mendelssohn, composto em 1842, foi unanimidade.

Mas do segundo colocado em diante figuraram canções mais contemporâneos que a clássica marcha. Bem mais recentes: o segundo, terceiro e quarto colocados estouraram nos últimos 12 meses.

A parada Digo Sim de sucessos da igreja 2014

1 – "Marcha Nupcial", de Felix Mendelssohn (15 menções)

2 – "Sem Você A Vida É Tão Sem Graça", de Thiaguinho (6 menções)

3 – "Rude! [Marry That Girl]", da banda Magic! (5 menções)

4 – "Pra Sonhar", de Marcelo Jeneci (3 menções)

5 – "Eu Te Amo, Eu Te Amo", de Roberto Carlos (1 menção)

REGGAE PARA O CAMPO

RudeA banda Magic!, que conquistou a terceira posição com uma música sobre casamento (Foto Divulgação)

Música que apresentou a banda Magic! para o grande público, "Rude" fala exatamente sobre… casamento. É a história de um pretendente que pede a mão da namorada para sua família diversas vezes, só ouve "não" e foge para casar com a moça. "É uma pegada gostosa, na maior parte das vezes em ritmo de reggae, para casamentos na praia ou no campo, mais despojados", diz o condutor da big band Aliança e Metais, Érico Humberto.

Para o DJ Beto KK, de Salvador, a preferência pela campeã pode ser explicada em uma frase: "Ela tocou na televisão, em programas como 'The Voice' até não poder mais".

ROMÂNTICOS: VELHOS E NOVOS

ThiaguinhoThiaguinho, que ficou em segundo lugar (Foto Adriano Vizoni/Folhapress)

A presença de Thiaguinho no pódio não surpreendeu quem vive de fazer música para casamento.

"Essa música é muito romântica, por mais que não esteja entre as mais conhecida dele", diz a DJ Rafaella Ene, de SP.

"Não tem jeito, é mais fácil os noivos escolherem como 'sua' uma música que toca muito no rádio, que já faz parte do seu dia a dia", analisa Julia Albetti, de Campo Grande.

A condutora de coral Ana Cláudia Alja acha que as músicas saíram bem neste ano porque se encaixam no que a maioria dos casais procura. "São arquétipos parecidos de canção romântica, com arranjo simples e memorável. É por isso que também pedem Roberto Carlos, e nunca vão deixar de pedir. Porque é romântico."

_______________________________________________________

O blog agradece e deseja um feliz Ano-Novo a quem votou para o ranking:

Mauro Idiani (coral Voz da Paz), Liliane Schiblitz (coral Casamento & Cia), Renato Adani (Amor em Sol Maior coral), Gláucia Gandig (Coral de Vozes de Vitória) e Ana Cláudia Alja (coral Tom Sobre Tom).

Érico Humberto, condutor da big band Aliança e Metais.

DJs: Beto KK, Carlos Alberto da Lima, Rafaella Ene, Marcos Sound Sistem, Marcos Santanna, trio Alianças, Gui Magatanni, Julia Albetti.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos