Especialistas ensinam como colocar em prática as promessas para 2010

ROSANA FERREIRA
Da Redação

  • Getty Images

    Estabelecer metas e um plano de ação com datas ajuda a alcançar objetivos

Fim de ano, proximidade de 2010 com inúmeras possibilidades. Nesse clima, é comum fazer promessas: começar academia, estudar inglês, viajar, ir ao cinema todos os fins de semana, ler mais. Mas por que muitas dessas promessas não acontecem no decorrer do ano?

 

“Porque as pessoas exageram. O ideal é começar com metas pequenas”, diz o coach Sulivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), que ao lado da psicóloga paulista Corinna Schabbel, doutora em gestão de conflitos, dá outras dicas para alcançar os objetivos em 2010. Confira abaixo:

 

Metas
Estabeleça metas para o ano seguinte de forma gradativa (curto, médio e longo prazos):
1ª fase – Estado atual: não está ideal, mas é o começo.
2ª fase – Processo de transição: começa a acelerar o ritmo, mas não sente tanto, pois já passou por uma fase de adaptação.
3ª fase – Estado desejável: fazer o que sempre quis.

 

Aos poucos
Para colocar em prática os ensinamentos do item anterior, pense numa situação comum, como começar a freqüentar uma academia. Se você pensa em fazer três modalidades ao mesmo tempo, em vários dias por semana, vá com calma. “Escolha uma modalidade e comece com uma periodicidade que não solicite muito do seu tempo, como uma vez por semana. Aos poucos, aumente o ritmo”, ensina o coach Sulivan França.

 

Abrir mão
Se você deseja fazer uma atividade extra, mas não tem tempo na agenda, seja realista: vai ter de abrir mão de outro compromisso. Essa é a visão da psicóloga paulista Corinna Schabbel, doutora em gestão de conflitos. “O tempo é como dinheiro, você só deve gastar o que tem”, diz.

 

Faça as contas
Segundo a psicóloga Corinna Schabbel é essencial descobrir o tempo que você gasta e o tempo que você tem para realizar o que deseja. “Se leva uma hora para se arrumar de manhã, não coloque o relógio para despertar meia hora antes”, sugere. Você vai começar o dia atrasado e isso pode ter um efeito dominó, culminando na perda de compromissos.

 

Plano de ação
É preciso ter um plano de ação detalhado, inclusive com datas (dias, semanas, meses). Meta muito grande gera insatisfação momentânea. "Quando é dividida em várias partes traz satisfação momentânea e isso é a mola para continuar”, diz o coach Sulivan França. Exemplo de um livro de 500 páginas: se você ler dez páginas por dia, em um mês chega a 300. Se dividir em cinco páginas pela manhã e cinco à noite, fica mais acessível. “As pessoas têm necessidade de prazer imediato".

 

Resultados
No primeiro momento, o coach Sulivan França diz que esse tipo planejamento parece burocrático e maçante, mas em 30 dias é possível ver os resultados positivos, e isso é o que estimula a pessoa a continuar. “Depois vira automático. Aí só comemorar as conquistas”, garante.

 

 

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos