Você leva os problemas certos para seu chefe?
Uma pontinha de insegurança é comum ao refletir se vale a pena ou não interromper o chefe para levar um problema. Faça o teste e veja se você costuma tomar a decisão correta.
- 110
Seu colega chega sempre atrasado, passa horas no telefone, mas reclama que as metas estão pesadas. Você:
- Conversa com ele para compreender a situação e oferece ajuda, sem comunicar ao chefe.
- Como o colega não dará conta de seus afazeres, procura o chefe e se oferece para assumir as tarefas dele.
- Procura o chefe e diz que na equipe há gente que trabalha menos do que deveria, o que não é justo.
- Faz o seu trabalho e cumpre suas metas; é obrigação do chefe perceber quem não trabalha bem.
- 210
Seu computador pifou e o arquivo com o relatório mensal não pode ser recuperado. Você:
- Passa os próximos dias e noites trabalhando para refazer o relatório.
- Diz ao chefe que a incompetência de outro departamento o impediu de cumprir o compromisso e faz um relatório verbal.
- Faz uma reclamação formal ao departamento de informática com cópia para o seu superior no e-mail, para que ele saiba o que ocorreu.
- Pede um documento ao departamento de informática para provar o fato, envia ao chefe e pede mais prazo para o relatório.
- 310
Você está atrasado para entregar um projeto e pede para o seu colega uma ajuda, mas ele nega. Você:
- Faz uma reclamação formal do colega para seu chefe, pois ele não colaborou para te prejudicar.
- Vira noites trabalhando para terminar e ainda faz melhorias na parte do colega no projeto (e conta ao chefe que as fez).
- Atrasa o projeto e guarda o nome do colega, para poder responder à altura quando ele precisar.
- Pede ajuda a outro colega e, como recompensa, se oferece fazer o plantão dele.
- 410
Um cliente reclama para você, via e-mail, do serviço que foi prestado por alguém de outro departamento e ameaça ir à Justiça caso não seja refeito. Você:
- Encaminha o e-mail para seu chefe; ele verá que muita gente comete erros e valorizará seu trabalho.
- Encaminha o e-mail para o colega; no futuro, espera que ele também aja assim com você.
- Encaminha o e-mail para o colega e para o chefe, dando sua posição para resolver o caso.
- Não faz nada, pois o e-mail deveria ter sido enviado para outra pessoa.
- 510
Um contrato já firmado continha valores errados, prejudicando a empresa. O documento foi revisado por você. O melhor a fazer é:
- Alertar o chefe assim que souber do problema, questionando-o sobre o que deve ser feito.
- Pedir anulação do contrato, refazê-lo e não relatar ao chefe; afinal, o erro já foi corrigido.
- Tenta procurar um motivo para provar que você errou em consequência do erro de alguém.
- Pedir anulação do contrato, refazê-lo e então comunicar ao chefe do ocorrido.
- 610
Seu chefe assedia moralmente colegas do mesmo nível hierárquico que você, mas sem afetá-lo. Você:
- Faz de conta que não vê; cada um que cuide de seus problemas.
- Diz ao chefe que esse comportamento prejudica a equipe e que não condiz com a posição dele.
- Faz uma denúncia anônima ao departamento de recursos humanos.
- Recolhe provas do comportamento do chefe para usar na hora em que se sentir ameaçado.
- 710
Trabalhando depois do expediente, você viu um colega cometer um furto. Ele não o vê e você não o interrompe. Depois:
- 810
Enfurecido, um importante cliente pede rompimento de contrato. Seu chefe está de folga. E agora?
- Enquanto tenta acalmar o fornecedor, manda uma mensagem para o celular do chefe perguntando como proceder. Se ele não responder, telefona.
- Pede ao fornecedor para esperar até o dia seguinte para receber uma posição.
- Diz ao fornecedor que não admite gritos; se ele quer romper o relacionamento, que o faça.
- Efetiva o rompimento e comunica ao chefe por e-mail.
- 910
Seu colega de trabalho faz de tudo para aparecer e muitas vezes diz que o trabalho feito por você foi realizado por ele. Você:
- Ao primeiro sinal de plágio, conta ao chefe, para que ele tome providências.
- Da próxima vez, cria uma apresentação com dados falsos para ver se o colega cai.
- Diz ao colega que sabe como ele age e que fará denúncia ao chefe da próxima vez.
- Depois de uma apresentação, pede para que o colega explique ao chefe alguma informação que só você tem e o desmascara.
- 1010
Você decidiu se divorciar e tem medo de estar muito sensibilizado no ambiente de trabalho. É melhor:
- Abrir logo jogo com o chefe e deixar claro que seu desempenho não está sendo afetado.
- Não ir trabalhar por uns dias até que você esteja melhor e avisar o chefe de sua decisão por e-mail.
- Tenta trabalhar normalmente; afinal, ninguém precisa saber o que aconteceu.
- Não ir trabalhar por uns dias; quando o chefe ligar para pedir explicações por sua ausência, você se mostra transtornado e explica o que aconteceu.
Você age bem
Você está fazendo a coisa certa: sabe identificar com precisão os problemas que devem ser resolvidos por você ou comunicados ao chefe e se esforça para que questões pessoais não invadam a sala do líder. Não se preocupe em ter de mostrar ao chefe que conseguiu resolver os pepinos sem incomodá-lo; um bom líder saberá identificar sua eficiência nas entrelinhas.
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Incendiário
Você espera o circo pegar fogo para mostrar que tem habilidades para apagá-lo. A princípio, o chefe pode interpretar suas decisões com bons olhos. Mas postergar uma situação ou desejar que ela piore para mostrar que sabe resolvê-la será, cedo ou tarde, identificada. Diante de um problema, aja sem se preocupar com quanto pontos ganhará com o chefe.
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Muito dependente
Provavelmente, seu chefe espera mais autonomia da sua parte. Você nunca arrisca e espera que os outros decidam o que deve ser feito. Apesar de cômoda, essa situação pode fazer com que você seja visto na empresa como indeciso ou medroso. Comece, aos poucos, perguntando ao chefe que atitude ele espera de você da próxima vez que o mesmo problema aparecer.
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Síndrome de super-homem
Nem todo problema que aparece na empresa deve ser encarado como um problema seu. Cada profissional de uma empresa tem a sua tarefa. Ao tentar resolver tudo, você pode acabar não conseguindo, gerando frustração, ou se passar por exibido para o resto da equipe. O chefe está lá para avaliar como um problema deve ser enfrentado; conte com ele.
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