Brasil recebe mostra de jóias sobre viagem da família real

São Paulo, 11 dez (Lusa) - Uma exposição com jóias especialmente feitas por 48 designers brasileiros e portugueses será promovida em 2008 no Brasil e em Portugal, marcando a comemoração dos 200 anos da viagem da família real portuguesa.

A exposição, denominada "Jóias Reais - Joalheria Contemporânea Luso-Brasileira", vai ser aberta ao público entre 13 de março a 18 de maio no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro, e entre 16 de outubro a 30 de novembro no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.

A iniciativa pretende estabelecer um intercâmbio cultural e artístico entre os dois países, proporcionando a troca e a fusão de várias referências históricas e criativas, afirmaram os organizadores em um comunicado.

Cada dupla de artistas, um português e um brasileiro, utilizará o mesmo objeto de inspiração para produzir o seu trabalho para a exposição.

"Pretende-se, deste modo, confrontar duas épocas e duas culturas, bem como construir uma ponte, não só entre o passado e o presente, mas também entre os dois grupos de artistas representantes das duas culturas em foco nas comemorações", diz o comunicado.

Programação

Os objetos de inspiração escolhidos fazem parte do acervo do Palácio Nacional da Ajuda e do Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa, do Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro e do Museu Imperial em Petrópolis.

No Rio de Janeiro, a programação paralela ao evento incluirá uma exposição de pedras preciosas, coordenada pelo português Rui Galopim de Carvalho, que também participará de uma conferência sobre o tema.

Os eventos também incluem a conferência "Arte da Joalheria em Portugal", que será ministrada por Luísa Penalva, do Museu Nacional de Arte Antiga, e os cursos "Antes, Durante e Depois" e "Momentos Partilhados", orientados pelas comissárias da exposição, Cristina Filipe e Lúcia Abdenur.

Em Lisboa, a programação paralela inclui as conferências "A Transferência da Corte Portuguesa para o Brasil - A Sociedade em Transformação", proferida por Vera Tostes, diretora do Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro, e "A Jóia na Cultura Brasileira", ministrada pela especialista brasileira Ângela Andrade.

UOL Cursos Online

Todos os cursos