Exposição mostra moda desde o Egito Antigo até hoje com roupas de Barbie

CAROLINA VASONE
UOL Moda

  • Divulgação

    Barbie veste roupa de Cleópatra, inspirada no traje do filme estrelado por Elisabeth Taylor

    Barbie veste roupa de Cleópatra, inspirada no traje do filme estrelado por Elisabeth Taylor

A partir desta sexta (15/07), graciosas bonequinhas mostram um pouco da história da moda desde os tempos de Cleópatra até o século 21, numa exposição com 87 Barbies no Senac da Lapa, em São Paulo.

Com curadoria do dono de todas as bonecas, o colecionador e psicólogo Carlos Keffer, a mostra conta com texto do historiador de moda João Braga, que também ajudou a escolher as Barbies que entrariam na "linha do tempo fashion". "A exposição não tem caráter museológico, mas traz a identidade estética que marcou cada período", diz Braga.

O cinema influenciou muito as criações vestidas por Barbie - algumas assinadas por maisons como a Dior, outras de designers anônimos - na exposição. Assim, a roupa de Cleópatra tem muito mais semelhança com a usada por Elisabeth Taylor no filme em que a atriz interpretou a rainha egípcia do que as verdadeiras roupas de Cleópatra. As referências às vestimentas da época, no entanto, estão ali, como o uso excessivo do ouro e o adorno de cabeça.

João Braga chama a atenção para as outras características que fizeram história na moda, presentes nas roupas das bonecas. O drapeado dos vestidos gregos, os volumes e excessos da parte barroca, cheia de detalhes e laços são algumas delas. "Já as peças contemporâneas da mostra são bem representativas do comportamento da mulher de hoje, mais sensual", completa João Braga, referindo-se a uma das divisões da exposição, que separa os looks em temas como "Clássico" (que abrange Egito e Grécia antigos), "Medieval", "Platinadas" (anos 30) e "Vitoriana" (século XIX).

Para os interessados, a exposição é gratuita e acontece de 15 de julho a 13 de agosto, no Senac Lapa Faustolo (R. Faustolo, 1347, Lapa, SP). O horário de funcionamento é de segunda a sexta. das 09h às 21h e aos sábados das 09h às 17h.

UOL Cursos Online

Todos os cursos