Zuzu Angel ganha exposição paralela a formatura de novos estilistas do Senac

Da Redação

  • Divulgação

    Vestido de seda pura e organza, de 1970, fez grande sucesso na rede de lojas Neiman Marcus, nos EUA

    Vestido de seda pura e organza, de 1970, fez grande sucesso na rede de lojas Neiman Marcus, nos EUA

Uma exposição com vestidos e acessórios criados pela estilista Zuzu Angel nos anos 60 e 70 deu as "boas-vindas" ao mundo da moda aos 87 modelistas e estilistas do Senac, que fizeram desfile de formatura na última quinta (04).

Em cartaz para o público a partir do dia 8 de agosto, a exposição em homenagem a Zuzul Angel conta com catorze peças da importante estilista mineira, emprestadas pelo Instituto Zuzu Angel ao Senac.

Reconhecido também fora do país, o trabalho de Zuzu Angel marcou a moda brasileira nos anos 60 e 70 com design criativo e a utilização de tecidos e de elementos da cultura brasileira em suas roupas, o que pode ser visto em vários dos looks expostos. Um exemplo é o famoso vestido de noiva com aplicação de cobre-mesa de renda Renascença. Usado no primeiro desfile de Zuzu Angel na Bergdorf Goodman, em 1970, encerrou a série "Maria Bonita" de sua coleção. O modelo trazia um cordoné fino branco amarrado em volta do busto, sugerindo uma cartucheira, com pedras semi-preciosas penduradas. A peça é a única réplica da exposição, e foi criada para a mostra "A mão do Anjo", do Museu Nacional de Belas Artes, em 1998.

Bolsas e lenços desenhados pela estilista também trazem muito do seu estilo. A estampa-símbolo de Zuzu Angel, de anjinhos, aparece em uma das bolsas de mão, em tecido cru, com detalhes de couro.

Algumas peças contam histórias de moda curiosas da época. É o caso do vestido frente única com nervuras no busto e saia de estamparia de anjos sobre vitrais. Essa linha de tecidos foi lançada especialmente para uma exposição intitulada "Filhas e Mães", para as vendas do Dia das Mães de 1972, juntamente com outros estampados com frutas da terra. Na ocasião, várias senhoras da sociedade carioca fotografaram com suas filhas, usando roupas dessa estampa.

A exposição com as roupas de Zuzu Angel fica em cartaz até o dia 15 de agosto. No mesmo endereço, quem se interessar pode conferir as roupas desfiladas pelos estilistas e modelistas do Senac. A entrada para os dois eventos é gratuita.

Serviço:

Exposição Zuzu Angel
Quando: 8 a 15 de agosto
Horário: de segunda à sexta-feira: das 9 às 22 horas e aos sábados das 9 às 17 horas, entrada gratuita
Local: Centro Universitário Senac - campus Santo Amaro
Endereço: Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 - Santo Amaro
Fone: (11) 5682-7300

UOL Cursos Online

Todos os cursos