Sesc traz programação de moda e discussão entre vários estilos, promovida por Jum Nakao

CAROLINA VASONE
UOL Moda

  • Carolina Vasone/UOL

    Dentro dos cubos de tecido, a roupa e o vídeo. Na foto, estilista da Gêmeas e de Sallomeh no telão

    Dentro dos cubos de tecido, a roupa e o vídeo. Na foto, estilista da Gêmeas e de Sallomeh no telão

O Sesc Pompéia (SP) foi invadido por estilistas e outras figuras do mundo da moda na última quinta (18) à noite. O designer Jum Nakao era a espécie de "mestre-de-cerimônia" da noite. Afinal, foi dele a idéia de juntar estilistas com trabalhos tão diferentes na mostra "Conflitos e Caminhos", carro-chefe da participação da moda na Mostra Sesc de Artes. "É muito importante para a moda estar dentro de um calendário cultural", disse Jum Nakao, dando início à entrevista para o UOL Moda sobre a exposição.

Com o tema "Mediterrâneo" nas mãos - foco de todo a mostra do Sesc este ano - o estilista resolveu deixar de lado imagens e conceitos mediterrâneos mais óbvios e partiu da idéia das interessantes e muitas vezes chocantes diferenças de cultura entre os povos e regiões do Mediterrâneo, que abrange partes dos continentes europeu, asiático e africano.

Mas como aplicar isso à moda? "Não queria fazer simplesmente um desfile. Procurava sete histórias diferentes, acontecendo simultaneamente", conta Jum Nakao. Assim, tendo como foco a diversidade, formou duplas de criadores com estilos distintos e propôs que eles criassem uma roupa juntos. Outra dupla de videomakers registraria o processo. O resultado é apresentado dentro de cubos gigantes de tecido, cada qual como se fosse uma região do Mediterrâneo, explorada pelo visitante da mostra através do corredor, o "mar". "Quero promover uma interação entre público e obra. Por isso, as pessoas 'mergulham' em cada espaço, fisicamente têm que se abaixar para entrar para ver o trabalho de cada dupla, e podem tocar a roupa, escolher o que verão ou não", conta Jum Nakao, que completa. "São sete histórias convivendo ao mesmo tempo, como as várias regiões mediterrâneas coexistem, com interação ou não, simultaneamente. De maneira sutil, queremos que as pessoas percebam mais as diferenças em tudo."

Assim, as sete duplas apresentavam, de fato, muitas diferenças. Jum Nakao juntou a ousadia e o bom humor da marca masculina V.Rom com o corte clássico e sóbrio dos ternos da VR. A feminilidade, o colorido e o tropicalismo da Neon com a moda masculina mais contida de Mario Queiroz. A sensualidade de Valério Araújo com as formas mais amplas e construídas das roupas da nisei Erika Ikezili. O estilo pop e expansivo de Thais Losso com a introspecção de Deoclys Bezerra. O ar "gótico" das Gemêas com o "neo-hippismo" da Salomeh (ambas as marcas são formadas por duas irmãs, as primeiras, como o próprio nome sugere, são gêmeas).

Com a dupla Marcelo Sommer e Emilene Galende, Jum Nakao quis saber como ficaria o trabalho dos dois depois de passados anos desde que Galende foi assistente de Sommer. Já entre Pedro Lourenço e Gloria Coelho, era a relação de mãe e filho que contaria (aliás, talvez por isso, os dois foram os que mais se desentenderam na hora de criar, apesar de terem estilos parecidos).

Mostra Sesc de Artes - Mediterrâneo, apresenta mais três eventos de moda

Além da mostra coordenada pelo estilista, há mais três acontecimentos relacionados à área dentro da programação. Na própria quinta (18), a estilista Karlla Girotto realizou uma performance intitulada "Natureza Morta - Solidão com Vista pro Mar", inspirada na sua última coleção.

A estilista Simone Mina deu início à sua instalação "Roupa Assistida II - Bordado" também na quinta. Artesãs bordarão, durante dez dias, o véu de uma estátua com silhueta de uma mulher, com as milhares de miçangas e pérolas espalhadas pelo chão. No final, a estátual será implodida. O trabalho discute o papel da mulher na cultura muçulmana.

Para terminar, no próximo sábado (20), o filósofo francês Gilles Lipovestsky, importantíssimo no mundo da moda, dá palestra partindo do tema do seu mais recente livro, "O luxo eterno - da idade do sagrado ao tempo das marcas".

Serviço:

"Conflitos e Caminhos - 19/08 a 11/09 (grátis)
De terça a sábado das 9h às 21h. Domingo, das 9h às 17h
SESC Pompéia - Área de Exposiçõe

Performance "Natureza Morta - Solidão com vista pro Mar" (grátis)
19/08 - 21h30, Hall do Cinesesc (duração de 10 a 15 minutos)
25/08 - 20h30, SESC Vila Mariana - Foyer do Teatro
27/08 - 20h30, SESC Pinheiros - Foyer do Teatro

Palestra "A Moda e o Significado do Luxo no Contexto da Contemporaneidade", com Gilles Lipovetsky - 20/08 (grátis)
SESC Pompéia, Teatro, 15h

Instalação: "Roupa Assistida II - Bordado" - 18/08 a 28/08 (grátis)
De terça a sábado das 9h às 21h. Domingo, das 9h às 17h
SESC Pompéia - Área de Convivência

UOL Cursos Online

Todos os cursos