Casa de Criadores ocupa centro de SP e traz primeiro dia de desfiles aberto ao público

CAROLINA VASONE
UOL Moda

  • Claudia Guimarães/UOL

    Look de um dos integrantes do Projeto Lab, que desfilou no domingo, 28

    Look de um dos integrantes do Projeto Lab, que desfilou no domingo, 28

A Casa de Criadores iniciou a sua 18ª edição na tarde desse domingo (28), ao mostrar as coleções de verão de novos estilistas, tanto para convidados como para quem estiver passando pelo centro de São Paulo e quiser assistir aos desfiles e performances do dia.

A abertura do evento que já lançou alguns dos nomes mais importantes da moda brasileira, como Ronaldo Fraga, Jum Nakao e Marcelo Sommer, aconteceu com uma performance do Projeto Lab. Os sete estilistas (Deoclys Bezerra, Ivã Ribeiro, Marta Pires, Patrícia Gerber e Flamínio Jallageas, Paula Bertone e Mario Catto) do grupo, os mais jovens participantes do evento, mostraram suas roupas do lado de fora do museu do Theatro Municipal (veja crítica e fotos).

Depois, a marca Gêmeas apresentou a coleção de verão no Vale do Anhangabaú (veja crítica e fotos). Para terminar a tarde fashion com os charmosos ares retrô do centro, Marcelo Barbosa, ex-sócio de Lorenzo Merlino, promoveu a estréia da carreira e da marca solo, com desfile da grife masculina We're (veja entrevista com estilista na TV UOL, crítica e fotos) na Galeria Prestes Maia.

Nos outros dias, até o encerramento do evento, na quarta (31), as apresentações serão restritas a convidados e acontecerão quase sem intervalo, numa sala montada embaixo do Viaduto do Chá, como já aconteceu em uma das edições itinerantes da Casa de Criadores.

Sempre destaque, Walério Araújo desta vez promete levar à passarela modelos da "velha guarda", como Lara Gerin, Cássia Ávila e Marina Dias, numa coleção que dá ênfase aos adereços, com predominância do vermelho. "É uma mistura do meu lado ariano (ele é do signo de Áries) com a Pombagira", brinca o estilista.

Fazendo um contraponto com a experiência de Walério - que participa do evento há anos - o grupo Coletivo mostra mais um passo de sua jovem marca, praticamente nascida na Casa de Criadores, já que o primeiro desfile que os dez integrantes fizeram na vida aconteceu há três edições do evento. O Coletivo, aliás, surgiu graças à Oficina de Criação, uma parceria entre a estilista Karlla Girotto, a prefeitura de São Paulo e a agência de comunicação Mint. A idéia é oferecer formação de moda a jovens com renda familiar inferior a R$ 700. O projeto já tem uma segunda turma que fará seu desfile de formatura também nesta edição do evento.

Quanto ao Coletivo, desta vez ele se dividiu: uma parte fará um desfile, a outra uma performance. "Achamos mais fácil trabalhar em menos gente", diz Rebecca Facchini, 24 anos, uma das integrantes do grupo que desfilará coleção utilitária, com formas mais ajustadas ao corpo, muito branco e cores cítricas.

Além de Marcelo Barbosa e os formandos da Oficina de Criação, as estréias de estilismo na Casa de Criadores ficam por conta de Humberto Guaracy, ex-assistente de Walter Rodrigues, Thiago Marcon e Ivan Aguilar - responsável pelos ternos do presidente Lula.

Como na outra edição, a campanha "Coração na Moda" continua, desta vez com a participação da "Turma da Mônica" no projeto. "Os estilistas desenharão camisetas com personagens da Turma da Mônica. O público votará na melhor, cuja venda terá renda revertida para a reforma da UTI pediátrica do Incor", conta André Hidalgo.

Além de moda, a Casa de Criadores contará com a apresentação do grupo de dança "The Funk Man", comandado por Alex da Silva e Rodrigo Domenico, que fará um espetáculo de Funk Style e Break e com a performance do coletivo de grafite "1990 Crew", formado por seis artistas de rua.

A seguir, confira a programação de desfiles do evento:

28/08 - domingo
14h30 Projeto Lab - Museu do Teatro Municipal
15h30 Gêmeas - Vale do Anhangabaú
17h00 Marcelo Barbosa - Galeria Prestes Maia

29/08 - segunda-feira - Viaduto do Chá
21h Walério Araújo
João Pimenta
Coletivo
Fabiana Bauman
Elisa Chanan

30.08 - terça-feira - Viaduto do Chá
21h Paulo Carvas
Camila Zoldan
Rober Dognani
Thiago Marcon
Gustavo Silvestre

31.08 - quarta-feira - Viaduto do Chá
21h Juliana Jabour
Ivan Aguilar
Laundry
Marcel Juppy
Madalena
PŽtit Leia também|Marcelo Barbosa encerra 1º dia da Casa de Criadores dentro da Galeria Prestes Maia |http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/08/28/ult630u3432.jhtm|Projeto Lab apresenta sete coleções com performances e desfiles|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/08/28/ult630u3431.jhtm|Gêmeas mostram rock "light" em preto e flores sob o sol do Vale do Anhangabaú|http://moda.uol.com.br/ultnot/2005/08/28/ult630u3430.jhtm

UOL Cursos Online

Todos os cursos