Mercado Mundo Mix volta com 100 expositores de SP, BH, RJ e POA. Veja os destaques de moda

CAROLINA VASONE
UOL Moda

  • Divulgação

    Edição do Mercado Mundo Mix realizada na cidade do Porto, em Portugal

    Edição do Mercado Mundo Mix realizada na cidade do Porto, em Portugal

Alexandre Herchcovitch, Cavalera, Marcelo Sommer, Erica Ikezilli, Thais Gusmão, Wilson Ranieri, A Mulher do Padre. Não, não se trata da programação de desfiles de uma próxima semana de moda. Esses são alguns dos nomes - hoje no São Paulo Fashion Week, Amni Hot Spot e também em lojas de shopping - que um dia estiveram entre os expositores do Mercado Mundo Mix.

Há dois anos fazendo temporada em Portugal, o evento, que já abrigou as primeiras peças de roupas à venda de alguns dos nomes mais importantes da moda nacional, volta à São Paulo e faz edição especial neste sábado (19), na Praça Roosevelt, centro da cidade.

O espírito é o mesmo de dez anos atrás, quando, com apenas oito expositores, Beto Lago, criador do Mercado Mundo Mix, fez a primeira edição do evento, num galpão da Vila Madalena. "Nossa idéia é misturar moda, música contemporânea, cultura, sempre com foco no comportamento de consumo jovem", conta Lago.

Para quem está disposto a aproveitar cada minuto do Mundo Mix, é bom ir preparado, já que algumas atrações entram noite adentro, integrando o projeto da prefeitura "Virada Cultural", que promete programação 24h em vários pontos da cidade. Mas atenção: a parte de moda do Mundo Mix, com quase cem expositores, funcionará apenas das 14h às 22h, no sábado e no domingo.

Por falar em moda, apesar dos inúmeros DJs que sempre animaram a feira, do café, de serviços como estande de tatuagem e de piercing, são as roupas mesmo as vedetes do Mercado Mundo Mix. "Alexandre Herchcovitch vendia milhares de camisetas de caveira", lembra Beto Lago, sobre a estampa marca-registrada do estilista, febre desde o início de sua carreira.

Com olho clínico, portanto, dá para pinçar peças, quem sabe, de um futuro grande estilista, e ainda contar, depois, que usava a roupa dele quando ninguém o conhecia. Para isso, nem é preciso ser convidado para desfiles de moda exclusivos, ou ser íntimo do mundo da moda. Sempre democrático, o ingresso do Mundo Mix, que antes custava cerca de cinco reais, agora é um brinquedo novo, que será doado para o projeto de Natal da prefeitura de São Paulo.

Beto Lago conta que, apesar de ter muita moda de vanguarda, com propostas criativas e originais, a idéia não é só ter criadores conceituais. "Tenho muito olho comercial. Gosto de design, mas gosto de ver também o que vai vender", afirma.

Com tanta coisa para ver - afinal, são cem estandes, 90% dedicados a roupa e acessório - Lago ajudou os caçadores de roupas de marcas novas e promissoras, e fez uma seleção dos destaques do evento, que conta com marcas de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A seguir, veja as grifes escolhidas por ele. Para saber a programação completa do Mercado Mundo Mix, clique aqui. Para saber mais sobre a "Virada Cultural", clique aqui.

Armazém Brasil - A marca carioca existe há sete anos e tem loja em Trancoso. Chamou a atenção dos turistas estrangeiros e já vendeu até roupas para o exterior. "Defino o estilo deles como um Žrural fashionŽ", diz Beto Lago, referindo-se ao trabalho artesanal de bordados, rendas e fuxicos da grife.

Flink Augen - A marca paulistana de sportswear capricha nas camisetas e nos acessórios.

Charolastra - A marca paulistana de camisetas traz uma coleção inspirada no filme "E tua mãe também", do mexicano Alfonso Cuarón, com o ator Gael García.

Drica e os Babados - A gripe paulista também é definida por Lago como "rural fashion". Muitos babados, fitinhas e rendinhas dão estilo bem romântico às roupas.

Rodrigo Martins - O estilista paulista, que já trabalhou na Carmim, aposta no jeanswear. Mas não se trata de um jeans comum. Martins enche de bordados e enfeites a peça. "Ele segue um estilo do jeans italiano, tem uma linha meio Versace", diz Lago.

Hey Dolls - A marca, formada por duas estilistas cariocas, também promete boas compras, com menos trabalho artesanal e mais design de moda. "É uma marca superfashion", afirma Lago.

Mercado Mundo Mix
Local: Praça Roosevelt
Dias: 19 e 20 de novembro
Horário: Sem parar, a partir das 14 h do dia 19 no sábado até às 22 h do dia 20, domingo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos