Fashion Rio - Verão 2006

Retrospectiva: Os desfiles de 2005 são moda no verão 2006

Da Redação

  • Folha Imagem

    Desfile de inverno da Raia de Goye em janeiro do ano passado, no Teatro Municipal

    Desfile de inverno da Raia de Goye em janeiro do ano passado, no Teatro Municipal

A maratona de desfiles de 2006 começa já em janeiro, com o Fashion Rio, na próxima segunda (9). Mas antes que as próximas tendências invadam as passarelas e as ruas do país, vale olhar para o ano que terminou há apenas alguns dias e relembrar as grandes apresentações que contribuíram para enriquecer a moda nacional em 2005.

Muitos dos desfiles escolhidos pela consultora de moda do UOL, Mariana Rocha podem ser vistos agora nas vitrines das lojas e devem desfilar pelos corpinhos das brasileiras e brasileiros nos - pelo menos - próximos três meses.

Apesar do verão estar na cabeça e no guarda-roupa de todo mundo atualmente, os desfiles do inverno 2005 também merecem entrar na lista dos mais marcantes do ano passado. E há também novos talentos que, apesar de não contarem com a grande infra-estrutura de grifes já consagradas como Osklen e Alexandre Herchcovitch, ganham aplausos por sua originalidade, coragem e inovação, não só na coleção mas também na maneira de apresentá-la.

É o caso da carioca Alessa, que usou a própria morada (onde fica também o ateliê/loja) como cenário de lançamento de sua coleção de underwear, na edição verão 2006 do Fashion Rio. "Ao abrir sua casa e sua intimidade no desfile, Alessa propõe uma moda que fala mais de uma ideologia de vida do que propriamente dos valores de uma peça de roupa: uma maneira de viver alegre, otimista, despojada, e que traz a fantasia para dentro do cotidiano", afirma Mariana.

Por isso, Alessa, assim como os superjovens estilistas do Rio Moda Hype (desfile conjunto, dentro do Fashion Rio, revelador de talentos cariocas), o quarteto que forma a marca P?tit (que desfila na Casa de Criadores) e os representantes das novidades em moda masculina, Igor de Barros (Amni Hot Spot) e Paulo Carvas (Casa de Criadores), ganham espaço de destaque, ao lado de tarimbados nomes do design nacionais, como Glória Coelho, Reinaldo Lourenço e Ricardo Almeida.

Já que os critérios para escolher os melhores desfiles nacionais de 2005 podem diferir, dividimos os eleitos em algumas categorias mais clássicas, como "Novos Talentos", "Moda Masculina", "Moda Praia" e uma que engloba as apresentações de grande impacto visual, a "Grandes Performances". Também foram criadas categorias especiais, para celebrar trabalhos com talentos específicos, caso de "Sofisticação Essencial" (marcada pela moda sóbria, bem acabada e quase minimalista), "Dedal de Ouro" (em homenagem à "família da moda brasileira", formada pelo casal Glória Coelho e Reinaldo Lourenço e o talentoso filho estilista, Pedro Lourenço, de 14 anos), "Independência ou morte!" (pela coragem de Karlla Girotto, ao fazer uma moda na qual acredita, mesmo que não seja tão comercial) e, claro a "Hors Concours" (para as duas emocionantes apresentações - no inverno e no verão - de Marcelo Sommer).

A seguir, confira os eleitos da moda nacional em 2005. Acima, confira o álbum com as fotos dos desfiles e comentários de Mariana Rocha. Para ver mais fotos de cada desfile, clique em cima do nome da marca (quando há mais de um desfile da grife, clique em cima da estação).

Grandes Performances:

Raia de Goye no Theatro Municipal/ SP Fashion Week, inverno 2005
Alexandre Herchcovitch /SP Fashion Week, inverno 2005
Neon no Teatro Oficina /SP Fashion Week, inverno 2005
Isabela Capeto/SP Fashion Week, inverno 2005
Osklen/SP Fashion Week, inverno 2005

Novos Talentos

Rio Moda Hype/Fashion Rio, verão 2006 ( clique aqui para ver o 1º dia e aqui para ver o 2º dia)
AlessaFashion Rio, verão 2006
P'tit/Casa de Criadores, verão 2006

Moda Masculina

Igor de Barros/Amni Hot Spot, verão 2006
Paulo Carvas/Casa de Criadores, inverno 2005
Ricardo Almeida/SP Fashion Week, inverno 2005
V. Rom/SP Fashion Week, inverno 2005

Moda Praia

Salinas/Fashion Rio, verão 2006
Lenny/Fashion Rio, verão 2006

Hors Concours

Marcelo Sommer/SP Fashion Week, inverno 2005 e verão 2006

Dedal de ouro ("Família Coelho Lourenço"):

Glória Coelho/SP Fashion Week, inverno 2005
Reinaldo Lourenço /SP Fashion Week, inverno 2005
Pedro Lourenço/SP Fashion Week, verão 2006

Sofisticação essencial

Huis Clos/SP Fashion Week, verão 2006
Wilson Ranieri/Amni Hot Spot, verão 2006

Independência ou morte!

Karlla Girotto/Fashion Rio, inverno 2005 e verão 2006

UOL Cursos Online

Todos os cursos