Em clima de nostalgia, Sta. Ephigênia investe no look da mulher dos anos 40

CAROLINA VASONE
Enviada especial ao Rio

  • Marcelo Nogare/UOL

    Desfile resgatou o look da mulher dos anos 40

    Desfile resgatou o look da mulher dos anos 40

Os estilistas Luciano Canale e Marco Maia, da marca Sta. Ephigênia, disseram olhar para suas tias, avós e mães para criar sua coleção de inverno, que abriu os desfiles adultos do Fashion Rio nesta terça (10). Ontem só desfilou a marca infantil Lilica Ripilica, de um dos patrocinadores do evento.

E por falar em tema adulto, as mulheres mais sóbrias, com o estilo dos anos 40, reinaram na passarela, com suas bolsinhas e carteiras de mão, saltos altos grossos em verniz (da designer Constança Basto), em looks de cintura bem marcada e alta, por cintos de couro ou verniz, tanto em preto como em bege.

As saias, ou mais ajustadas ou mais soltas, ficavam abaixo do joelho, no meio da canela. Caso da saia justa em couro preto e o vestido mais solto em seda, com estampa de cobra em tons de marrom claro esverdeado, mangas bufantes e decote em V nas costas, ajustado por um cinto na cintura alta.

Os curtos só tiveram vez nos shortinhos, esses sim mostrando generosamente as pernas. Vieram em preto e também na outra estampa (além da de cobra) do desfile; a de paisagem antiga do Rio, em tom esverdeado.

"O desfile fala de uma nostalgia da elegância e dos códigos de bom tom. Olha para os anos 40 sem deixar de ser moderno", afirma Mariana Rocha, consultora de moda do UOL.

Para a analista, o resgate dessa elegância do passado aparece não só nas formas das roupas como no comportamento das modelos na passarela. "A maneira como carregar a bolsa, no meio do braço, o jeito de segurar as luvas (sim, havia luvas) e a postura altiva mostram isso", diz Mariana.

"Apesar de ser um desfile com perfume retrô, a utilização dos materiais e as proporções desenvolvidas trouxeram modernidade à essa releitura do passado", completa a consultora, que faz apenas uma ressalva. "Apesar de bela, a cartela de cores é muito dura (preto, beges e roxos, basicamente) para a paisagem brasileira." Leia mais|Modelos com cara de sono fazem prova de roupa para Márcia Ganem|http://moda.uol.com.br/ultnot/2006/01/10/ult630u3848.jhtm|Nicete Bruno participa de desfile da marca infantil Lilica Ripilica|http://moda.uol.com.br/ultnot/2006/01/09/ult630u3846.jhtm|Fashion Rio começa com desfile infantil e integração entre moda e natureza|http://moda.uol.com.br/ultnot/2006/01/09/ult630u3845.jhtm|Nova tendência da moda é o bem-estar, diz consultor|http://moda.uol.com.br/ultnot/2006/01/10/ult26u20562.jhtm|Evento começa festejando aumento de exportação do setor|http://moda.uol.com.br/ultnot/2006/01/09/ult26u20555.jhtm

UOL Cursos Online

Todos os cursos