"Maquiagem é como Photoshop", diz maquiador que define cores e produtos da M.A.C.

da Redação

  • Amílcar Packer/UOL

    O maquiador da MAC, Philippe Chansel, e a 'modelo' do UOL Moda, Larissa, assistente da TV UOL

    O maquiador da MAC, Philippe Chansel, e a 'modelo' do UOL Moda, Larissa, assistente da TV UOL

"Se eu conseguisse colocar o Photoshop num frasco para ser usado como maquiagem eu seria um homem rico". O autor dessa frase é o canadense Philippe Chansel, diretor da M.A.C. Pro, divisão da empresa de cosméticos que define cores e tipos das maquiagens que serão fabricadas nas coleções da empresa.

Pela oitava vez no Brasil para o São Paulo Fashion Week, Chansel, que criou a "beleza" de marcas como Rosa Chá e Triton, conversou com UOL Moda sobre as tendências de cores e produtos para o próximo Inverno.

Para ele, a maquiagem deve funcionar como os programas de retoque de imagem. "É só para fazer pequenas correções e criar um visual que parece natural", ensinou o maquiador durante uma demonstração que fez numa modelo, para as câmeras da TV UOL.

"Mas não é tão simples assim", avisa. "Fazer uma maquiagem com aparência de 'natural' dá tanto trabalho quanto fazer uma maquiagem mais carregada".

Leia abaixo as dicas de maquiagem de Chansel e assista ao vídeo para vê-lo em ação numa maquiagem para o dia-adia.

BOCA
"Vermelho é a cor. Se você não está habituada, use só um gloss com pigmento vermelho, pra criar um efeito avermelhado."

OLHOS
"A sombra pode dar toques de cor nos olhos, em tons de lavanda, violeta, marrom bronzeado ou marrom avermelhado. O rímel, que pode ser usado sempre, deve ser preto, a menos que você seja loura clara, daí deve usar rímel castanho."

ROSTO
"O rosto pede cores que se misturem com a da própria pele. Tons suaves de bronze ("bronzer"), pêssego e rosa. Nada de cor berrante."

MAQUIAGEM E ROUPA
"A maquiagem tem que combinar com a produção. Mas isso nem sempre quer dizer que uma roupa extravagante ou cheia de cores peça uma maquiagem forte. Às vezes é melhor equilibrar uma roupa colorida com uma maquiagem suave, para dar destaque à roupa."

PERSONALIDADE
"Maquiagem é personalidade. Duas pessoas parecidas, tipo gêmeas, necessariamente não ficariam bem com a mesma maquiagem. Depende da personalidade de cada uma e de como ela se sente à vontade. Mas é preciso lembrar que a maquiagem também pode ser usada para 'mudar' a sua personalidade, se você quiser."

PHOTOSHOP
"Maquiagem é 'realidade virtual'. Funciona como um Photoshop, em que você pode corrigir imperfeições e realçar o que você tem de melhor. Sempre com um aspecto natural. Se eu pudesse colocar o Photoshop em um frasco eu seria um homem rico!"

NATURAL
"Como o objetivo é produzir um visual natural, o centro das atenções está na pele. Ao fim, você quer as pessoas digam que você está bonita, não que a sua maquiagem ficou boa. Só que fazer uma maquiagem com aparência de 'natural' utiliza tanta maquiagem e dá tanto trabalho quanto fazer uma maquiagem mais carregada."

PROIBIDO
"Cara pálida com maquiagem chapada, tipo pancake."

UOL Cursos Online

Todos os cursos