Sorbonne vira passarela das roupas "geneticamente modificadas" da Comme des Garçons

CAROLINA VASONE
Enviada especial a Paris

  • AFP

    O divertido jogo masculino x feminino em Comme Des Garçons

    O divertido jogo masculino x feminino em Comme Des Garçons

Na porta do desfile, quase nenhuma fila. Compreensível, já que o endereço havia sido mantido em segredo para os que não receberam o convite. Ao entrar na tradicional e belíssima universidade Sorbonne, o silêncio acompanhava cada passo pela escada que levaria ao segundo andar do prédio. E um clima de mistério envolveu a espera pelo desfile da Comme des Garçons, que apresentou sua coleção para o inverno europeu do final de 2006 neste sábado (4/3), na Semana de Moda de Paris.

Importante representante do que há de mais novo e criativo nas formas da moda contemporânea, a marca iniciou seu desfile ao som do dedilhar de piano da trilha sonora do filme "De olhos bem fechados"(de Stanley Kubrick). E a platéia da pequena sala abriu bem os olhos para acompanhar a coleção da marca.

A passarela alta, de madeira, lembrava uma comprida mesa, em volta da qual sentavamos convidados, em apenas três fileiras. Os suntuosos três grandes lustres pendurados na sala faziam a iluminação do ambiente.

O embate entre o masculino e o feminino característico da Comme des Garçon ganhou ares de simbiose em roupas que, geneticamente modificadas, sofriam mutações e criavam formas, volumes, em soluções inusitadas.

Primeiro foi a vez das peças masculinas ganharem membros femininos. Assim, paletós de alfaiataria em riscas de giz ora ganhavam mangas bufantes de tecidos mais leves na altura dos ombros e cotovelo, ora tinham que lidar com um vestido, rodado e de manguinhas, grudado na sua frente. Rabos de babados se movimentavamm costurados na parte de trás das barras das calças de corte masculino. Pedaços de tecido entre as pernas das calças lhes conferiam um aspecto de uma interessante saia.

Recheado de preto e branco, o desfile teve seus momentos de cor e inspiração espanhola, tanto nas saias embabadadas e longas que formavam um rabo na parte de trás de ternos, quanto no sapatinho de verniz preto, salto baixo e fivela dura. Ainda, na combinação de calça de cintura alta preta e camisa branca de manga comprida.

Florais miudos e amarelados no fundo preto, bolas brancas na base vermelha, folhas bordadas em cinza no tecido em negro e um desenho de losango, estilo "college", compuseram as estampas da coleção, que ganhou máscaras pretas a la "De olhos bem fechados" e bocas vermelhas na maquiagem das modelos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos