"Sarau Filme Fashion" traz vestidos e bate-papo com figurinista de "Zuzu Angel"

CAROLINA VASONE
Da redação

  • Carolina Vasone/UOL

    Um dos vestidos do figurino do filme "Zuzu Angel", que estréia no dia 4 de agosto

    Um dos vestidos do figurino do filme "Zuzu Angel", que estréia no dia 4 de agosto

Criado há três anos com o intuito de promover o debate da relação da moda com o cinema, o "Filme Fashion" abriu a temporada de eventos pré-festival esta terça (9/5), com a exibição inédita de meia hora do filme "Zuzu Angel", mais exposição de seis figurinos do filme e bate-papo com Kika Lopes, figurinista do longa sobre a estilista.

"Ao pensar em moda no cinema, não queremos falar simplesmente de roupa, numa relação estrita e óbvia com a área", conta Alexandra Farah, idealizadora do projeto, que em edições passadas já exibiu filmes como "Dolls" (2002), de Takeshi Kitano.

No encontro, batizado de "Sarau Filme Fashion", os convidados assistiram a dois trailers - ainda não aprovados -, além de trechos do filme, com estréia prevista para o dia 4 de agosto. Depois, a figurinista Kika Lopes falou sobre o trabalho de pesquisa, idealização e confecção de todas as cerca de 400 peças de roupa usadas na produção, que conta o drama da estilista Zuzu Angel, cujo filho foi morto pela ditadura militar nos anos 60. "Recriamos toda a estamparia fielmente. Não pudemos usar absolutamente nada do acervo da família", conta Kika Lopes.

Quanto à modelagem, quase todos os vestidos que aparecem nos desfiles e em Patrícia Pillar (que interpreta Zuzu Angel) são reproduções, releituras ou peças inspiradas no estilo da designer, que ficou famosa por utilizar elementos da cultura brasileira de maneira alegre mas não estereotipada. "A exceção é um vestido que Zuzu Angel (Pillar) usa no casamento do filho, que é mesmo da estilista e que acabei dando de presente para a Patrícia Pillar", disse a figurinista ao UOL Estilo, depois da palestra.

A terceira edição do Filme Fashion ainda não tem data confirmada, mas deve acontecer entre novembro deste ano e março de 2006. O tema serão os melhores figurinos de cinema desde os anos 30 ("quando as pessoas retratavam o cinema como 'estilo em movimento', lembra Alexandra).

Enquanto isso, confira a programação de maio do "Sarau Filme Fashion" aqui. Os seis figurinos do filme "Zuzu Angel" ficarão expostos no espaço Estúdio SP, até dia tal.

Figurinos do filme "Zuzu Angel"
Quando: de 10 a 14 de maio
Onde: Estúdio SP; R. Inácio Pereira da Rocha, 170
Horário: a partir das 14h
Entrada: gratuita

UOL Cursos Online

Todos os cursos