Exposição retrospectiva sobre Vivienne Westwood roda o mundo

CAROLINA VASONE
UOL Estilo

  • AFP

    Famoso sapato azul de plataforma - com o qual Naomi caiu no desfile - está na mostra

    Famoso sapato azul de plataforma - com o qual Naomi caiu no desfile - está na mostra

Inaugurada em abril de 2004 em Londres, no Victoria and Albert Museum, a maior exposição sobre a carreira da estilista Vivienne Westwood visitou seis países e agora chega à Tailândia, onde fica até o dia 24 de setembro.

A mostra exibe 150 trabalhos - entre peças de roupa, fotos e acessórios - da "rainha da moda britânica", desde os idos dos anos de 1960 até hoje.

Ícone do movimento punk e responsável pela entrada dele no mundo da moda, Vivienne Westwood começou sua carreira chocando os britânicos com suas camisetas fetichistas e roqueiras, ora com imagens pornográficas, ora com zíperes, tachas, alfinetes, crina de cavalo e outros apetrechos nada convencionais. Um dos mais famosos modelos é o que leva a palavra "rock" escrita com ossos de frango cozido, comprado em um delivery local. "Estávamos interessados em nos rebelar", conta a estilista no catálogo da exposição.

As t-shirts de Westwood eram vendidas na lendária loja "Let it Rock" - depois batizada de "Sex" - que ela tinha junto com o então companheiro Malcolm McLaren, empresário Sex Pistols.

Apesar da relação com a moda, a estilista não se considerava como tal até o início dos anos 80, quando fez sua coleção "Pirates" (em 81), revelando seu olhar moderno e subversivo sob inspiração de uma detalhada pesquisa de vestimentas históricas.

Desde então, ganhou cada vez mais prestígio, e passou de criadora marginal a uma das estilistas mais importantes e influentes da moda contemporânea no mundo.

Na exposição, corseletes, camisetas, itens de coleções de vários de seus desfiles (hoje ela se apresenta na semana de moda de Paris) além dos famosos sapatos azuis de plataforma e salto altíssimos, que fizeram com que Naomi Campbell caísse na passarela, num desfile de Westwood.

UOL Cursos Online

Todos os cursos