20ª Casa de Criadores mostrou bons desfiles entre maioria

CAROLINA VASONE
Editora de UOL Estilo

  • Alexandre Schneider/UOL

    Desfile de Gustavo Silvestre foi um dos bons destaques da 20ª Casa de Criadores

    Desfile de Gustavo Silvestre foi um dos bons destaques da 20ª Casa de Criadores

A 20ª Casa de Criadores, edição Verão 2007, chegou ao fim na noite da última quarta (1/11), com um saldo positivo: o da iniciativa de dar voz e passarela aos novos estilistas da moda brasileira. Prestes a completar dez anos, o evento já provou que cumpre com esta importante função, ao pensar que nomes como Ronaldo Fraga, Jum Nakao, Cavalera e Sommer ganharam visibilidade graças aos holofotes deste projeto.

Realizada no Hotel Renassaince, esta temporada acabou ficando sem o charme das locações passadas, como o Vale do Anhangabaú (Inverno 2006 e Verão 2006) e o hospital desativado Umberto Primo (Inverno 2005). O teto baixo, o carpete colorido e a luz do corredor prejudicaram a visibilidade da exposição de fotos noturnas de São Paulo, do coletivo ....., e, principalmente, dos sete bons vídeos que mostravam as coleções dos estilistas do Projeto Lab, representante dos mais jovens da Casa de Criadores.

Nos desfiles, nomes já conhecidos da "casa", como Walério Araújo e João Pimenta, sempre garantem boas e provocadoras apresentações. Outros mais novos, com talento criativo visto em edições anteriores, caso da P?tit, do Coletivo e de Thiago Marcon, trazem a qualidade técnica e frescor de idéias (mesmo quando a fonte de inspiração é o passado, como a P?tit). De maneira geral, no entanto, os estilistas mostraram pouca inovação e mesmo apuro técnico, recorrendo, muitas vezes, a idéias e imagens antigas e repetitivas.

Ainda assim, bons desfiles animaram os jornalistas, compradores, editores de moda e outros convidados, para encerrar o ano fashion, depois de uma maratona de temporadas em Nova York, Londres, Milão e Paris, nos últimos dois meses. Gustavo Silvestre foi um deles, com ótima escolha tanto de cenário (duas suítes do Hotel Renassaince, onde aconteceu o evento) quanto das roupas já no primeiro dia, que também contou com a normalmente sempre boa apresentação da P?tit. Walério Araújo, mais chique e não menos abusado, fez valer o segundo dia. E para encerrar, o Coletivo, grupo de jovens estilistas ex-alunos de Karlla Girotto, mostrou como dá para fazer coleção criativa, contemporânea e ao mesmo tempo muito vendável, seguido pela previsível mas simpática e coerente coleção da Laundry e a divertida e competente apresentação de Thiago Marcon. No quesito experimentação e performance de passarela - afinal, não há lugar onde as ousadias (errando ou acertando) fashion são mais permitidas do que numa semana de jovens estilistas -, João Pimenta criou imagens marcantes, com seus punks femininos, de corseletes, decotes frente única, sem, com isto, perder força e masculinidade nos looks.

Acima, assista a todos os 19 desfiles da 20ª Casa de Criadores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos