São Paulo Fashion Week vai exigir atestado médico e idade mínima das modelos

CAROLINA VASONE
Editora de UOL Estilo

  • Alexandre Schneider/UOL

    Caroline Ribeiro em desfile do SPFW: top é um dos exemplos de modelo 'saudável' a ser perseguido

    Caroline Ribeiro em desfile do SPFW: top é um dos exemplos de modelo 'saudável' a ser perseguido

O São Paulo Fashion Week divulgou nota oficial, nesta quarta (6/12), com novas regras para as modelos que pretendem desfilar na próxima edição do evento, em janeiro de 2007.

A partir da próxima temporada (a do Inverno 2007), todas as modelos deverão apresentar atestado médico que comprove o bom estado de saúde. Não houve especificação do conteúdo dos exames exigidos no atestado, e as agências de modelo serão as responsáveis por fornecê-lo à organização do evento.

Outra mudança, provavelmente, na prática, a mais significativa, é quanto à idade mínima para pisar na passarela, que será a de 16 anos. Em edições passadas, jornalistas da imprensa internacional chegaram a comentar a surpresa com tantas modelos tão novas, de 13, 14 anos, no casting da semana de moda brasileira.

A iniciativa, segundo o comunicado para a imprensa, inclui ainda um projeto de conscientização e valorização da saúde, com o objetivo de evitar excessos que levem a tragédias como a da morte da modelo Ana Carolina Reston. Com várias parcerias, a iniciativa contará com propaganda em mídia impressa e eletrônica e um "hot site" informativo.

"Há 10 anos, as modelos brasileiras foram responsáveis por uma importante mudança nos padrões de beleza mundiais ao trazerem de volta ao mundo da moda a estética saudável, alegre, vibrante e que privilegia as curvas femininas. Uma estética genuinamente 'brasileira', que consagrou nomes como Gisele Bündchen, Fernanda Tavares, Adriana Lima, Ana Beatriz Barros, Alessandra Ambrósio, Carol Trentini, Carol Ribeiro, Letícia Birkheuer, Raica, Ana Hickmann, Ana Claudia Michels, Michele Alves, Mariana Weickert, Isabel Goulart, Isabeli Fontana. E é este o modelo que se quer", afirmou o diretor do SPFW, Paulo Borges, no final da nota.

Mais
Anoréxica, Ana Carolina Reston morre aos 21 com 40 kg
Modelo morta por anorexia se achava gorda com 46 kg
Agências de modelos vão exigir atestado médico para contratação
Anorexia não é mal moderno. Beatas e santas eram as adeptas da Idade Média

UOL Cursos Online

Todos os cursos