O futuro está de volta, anunciam os melhores desfiles internacionais de 2006

MARIANA ROCHA
Colaboração para o UOL Estilo

  • AFP

    Desfile da Balenciaga em Paris, no início de outubro de 2006, para o Verão 2007 europeu

    Desfile da Balenciaga em Paris, no início de outubro de 2006, para o Verão 2007 europeu

O futuro está de volta, anunciaram os melhores desfiles internacionais de 2006. Entre os "dez eleitos" do ano, talvez a imagem mais marcante da temporada só reforce esta idéia. Hussein Chalayan usou a tecnologia para criar roupas que se modificavam sozinhas na passarela, numa viagem no tempo. O projeto da Balenciaga trata de um futuro ainda mais tecnológico e robotizado, com suas quase armaduras e pernas mecânicas.

Outras marcas apostam na nostalgia do futuro romântico e otimista dos anos 60. São os casos da Lanvin, que traz materiais de aspecto plástico e formas geométricas, e da Calvin Klein, numa coleção fresca e moderna, de linhas retas e transparências.

Com forte influência dos anos 60, a Chloé abusa de comprimentos curtos, formas trapézio, bordados e transparências, num futurismo inocente e romântico. A Louis Vuitton de Marc Jacobs também mostra uma coleção bem romântica e otimista, em que a personagem principal é uma mulher campestre que leva uma sacola carregada de flores.

A Chanel mais uma vez teve seu estilo renovado pelas mãos de Karl Lagerfeld, que , dominando o vocabulário da marca, lançou uma coleção fresca e jovem para o Verão 2007 europeu. O preto e branco, o tweed, e o tailleur - dessa vez na versão short ou vestido e casaquinho - , se apresentam, em comprimentos curtíssimos.

Stella Mc Cartney, num ótimo desfile,continua a traduzir o desejo do novo com formas descomplicadas, longe do corpo, ótimas proporções e cores fortes e metalizadas.

Jean Paul Gaultier, comemorando 30 anos de moda, fez uma retrospectiva de sua carreira e uma coleção nova, inspirada nos esportes.

Vivienne Westwood mostrou um desfile criativo em que os temas foram a América e a "mulher-objeto", em peças que evidenciaram sua técnica baseada na alfaiataria.

Veja no álbum de fotos as imagens com os links para os dez melhores desfiles internacionais do ano, com mais comentários.

UOL Cursos Online

Todos os cursos