Presente de Natal tem que ter novidade. E por que não as novidades da moda?

CAROLINA VASONE
Editora de UOL Estilo

  • Divulgação

    Prata e sapatilha são duas tendências do verão. Na foto, modelo da Arezzo (R$ 119,90)

    Prata e sapatilha são duas tendências do verão. Na foto, modelo da Arezzo (R$ 119,90)

Presente sempre traz o elemento da novidade. Ainda que, na pior das hipóteses, ele seja um exemplar repetido de livro ou a mesma blusa, na mesma cor e tamanho, desembrulhada pelo presenteado, momentos antes (e bem na sua frente), o presente carrega, antes de ser decifrado, o prazer novidadeiro da expectativa do outro diante do que está por ganhar.

Embrulho desfeito, o que fica é o conteúdo. E aí, a garantia da boa surpresa fica por conta do talento do presenteador. Para que isso aconteça, nada melhor do que agregar valores ao presente: da sensibilidade para identificar o gosto do outro e incluí-lo no pacote às antenas ligadas no que há de mais recente e interessante na área do regalo em questão.

Se o setor escolhido for a moda e suas quase infinitas possibilidades de vestuário em roupas e acessórios (blusas, camisas, vestidos, saias, pulseiras, colares, brincos, sandálias, sapatos, bolsas e etc), fica muito mais divertido e até proveitoso se o presente trouxer tendências marcantes da estação. Sim, hão de ser as boas e mais marcantes, nem sempre as melhores, já que estas às vezes podem ser um pouco "modernas" demais para presentes de Natal, que incluem fatias mais conservadoras de familiares, colegas de escritório e prestadores de serviços. Uma coisa, porém, é certa: todo mundo gosta de pelo menos um gostinho de novidade na vida, e de saber que serviu como inspiração para aquele presente bonito, "na moda". O que significa conferir esta qualidade também ao presenteado.

A seguir, veja algumas tendências que podem ser incluídas nos seus presentes para deixá-los com uma ótima "pitada fashion".

Onça - Ela está com tudo neste verão. Para os presentes, prefira as versões estilizadas e/ou divertidas, com pitadas de cores fluorescentes, por exemplo, como o pink e o verde limão. Assim, você não corre o risco de seu presente ficar "sensualizado" demais (estampa de onça é fetichista, não esqueça). Outra boa dica é investir na estampa de onça nos acessórios, como carteiras, sandálias, cintos, etc.

Prata - Os metalizados em geral estão na moda, mas o prata é o mais em alta deles. Vale o mesmo da estampa de onça neste caso: invista nos detalhes ou acessórios. Uma sapatilha prateada (veja o álbum de fotos) fica linda com jeans e também com a roupa branca do Ano Novo, por exemplo.

Curtos e soltos - As saias, os vestidos, os shorts. Tudo está curtíssimo neste verão. E também mais soltinho. Para não correr o risco de dar um presente vulgar é só investir nas peças mais folgadas, como vestidos trapézio, shorts larguinhos, balonês ou bufantes, saias godês.

Listras - Esta tendência é sucesso garantido até entre os mais conservadores. Tanto as estilo navy (marinheiro, com listras de tamanhos iguais e horizontais) como as irregulares caem bem numa blusinha ou vestidinho e até numa sandália de pano (veja álbum).

Paletós para os homens - Os paletós vieram repaginados nesta estação, com inúmeras variações que os deixam mais informais e ainda assim compostos o suficiente para enfeitar e dar um "up grade" na produção. É hora de usá-los tanto com calça quanto com as bermudas.

Sapatilhas X Anabelas e Plataformas - Os saltos anabela e as plataformas prometem deixar as mulheres poderosas, nas alturas, neste verão. Em contrapartida, a sapatilha estilo bailarina, baixinha e feminina, já virou um dos hits do verão. Se for de verniz, como a sugerida no álbum de fotos, então, ganha glamour festivo o suficiente para peitar os saltos sem fazer feio.

Macaquinho - É, definitivamente, uma das peças-chave da estação. Mas esqueça aqueles macaquinhos meio masculinos dos anos 80, sem charme, estilo "mecânico". Estes são femininos, com estampas e modelagens das mais diversas.

Toque Artesanal - Não se trata simplesmente de qualquer artesanato, mas trabalhos feitos manualmente, que conseguem estabelecer uma conexão entre o regional e o contemporâneo, são queridinhos na moda. O toque artesanal pode estar numa renda que confere romantismo e ingenuidade ao vestido de corte fashion ou em detalhes ainda menores, como as capas de tecidos das agendas sugeridas no álbum de fotos.

Acessórios de resina - Grandes, coloridos, eles conferem diversão à produção em pulseiras redondas, largonas, ou em colares compridos, com pássaros, coqueiros e outros temas tropicais pendurados.

Livros - Uma fornada de ótimos livros de moda acaba de chegar ao mercado. A jornalista Lilian Pacce reúne entrevistas com grandes nomes da moda internacional em "Pelo Mundo da Moda: criadores, grifes e modelos" (Editora Senac), lançado em dezembro. Um mês antes foi a vez do olhar sociológico sobre a moda ganhar páginas no "A Moda e seu Papel Social" (Editora Senac), da socióloga americana Diana Crane. Esta semana, ganha as livrarias o belo livro "Otto Stupakoff" (Editora Cosac Naify), com entrevista e imagens do fotógrafo famoso na moda. Por último, "Travessia de Verão" (Editora Alfaguara), primeiro romance do americano Truman Capote. Está certo, não é um livro diretamente ligado à moda. Mas merece entrar na lista pela ligação indireta, considerando ser seu autor o mesmo de "Bonequinha de Luxo", livro que deu origem a um dos filmes mais emblemáticos para o mundo fashion.

UOL Cursos Online

Todos os cursos