Bate-papo UOL: Mariana Rocha, consultora de moda do UOL, faz balanço do ano

Da redação

  • AFP

    Hussein Chalayan foi um dos destaques do ano na opinião da consultora

    Hussein Chalayan foi um dos destaques do ano na opinião da consultora

A consultora de moda do UOL, Mariana Rocha participou de um bate-papo com os internautas nesta quinta-feira. Com a maratona de desfiles de inverno se aproximando, ela fez um balanço das últimas temporadas, destacando o que de melhor apareceu na moda mundial.

Entre os melhores do ano, Mariana elegeu a brasileira Karlla Girotto e o cipriota Hussein Chalayan - a primeira com um desfile poético e emocionante no São Paulo Fashion Week e o segundo, com uma apresentação tecnológica na última semana de moda de Paris.

Confira abaixo a íntegra da conversa que contou com a participação de 259 pessoas.

(08:11:21) Mariana Rocha: Olá internautas!! Vamos conversar sobre moda?

(08:11:30) paola: oi mariana, senti falta do Maxime Perelmuter na sua lista dos melhores do ano! vc nao gostou do desfile de verão do carioca???
(08:12:45) Mariana Rocha:
paola, olha achei interessante o desfile mas muito artificial. Parecia que ele estava fazendo uma coisa muito pensada, calculada para agradar. Não gostei, não

(08:13:08) urumaki: Mariana, boa noite. Este ano tivemos o burburinho do peso das modelos. Primeiro na Europa, com a proibição de meninas muito magrelas na passarela e culminando com a morte da Carolina Reston, o que você acha do assunto???
(08:16:46) Mariana Rocha:
urumaki boa noite! Acho esse problema seríssimo. A gente vive uma tremenda presão para caber num molde inventado pelos criadores, que não tem nad a ver com a realidae. Por outro lado, já fui estilista e percebo a dificuldade de colocar modelos mais gordinhas nos desfiles. As fotos não ficam tão boas, é um problema. Como eu também não sou magra, penso muito nisso, até como consumidora. Teríamos que ser mais corajosos, arriscando novas proporções. O que acho mais terrível é a idade das modelos, muito novinhas e já expostas a tudo isso.

(08:16:53) ponte nova: boa noite, qual será o look da moda desse verao?
(08:18:22) Mariana Rocha:
ponte nova, curtos, curtíssimos. Volumes, cores e estampas fortes e grandes. acessórios grandes e plataformas ou rasteiras. Metálicos não muito brilhantes e macaquinhos.

(08:18:38) marinara: Mariana, que tal os shows do Chalayan?? achei incrível este último desfile.. finalmente alguem pensando moda de uma forma mais consistente!!! palmas pra ele!
(08:20:04) Mariana Rocha:
marinara, adorei o desfile. Além do show tecnológico, a proposta de moda me pareceu consistente , usável e muito atual. As sobreposições e transparências, os geometrismos e volumes secos e curtos são muito atuais.

(08:20:15) Gustavo Vass: Mariana, quem você acha extremamente bem vestida? O que você acha da maneira como a Gal e a Maitê Proença se vestem?
(08:22:36) Mariana Rocha:
Gustavo Vass, eu não fico reparando muito em artista, ou melhor, não na forma como eles se vestem. A Gal é uma das maiores cantoras do mundo, sou a maior fã dela, então, na verdade não me importo em como ela se veste, mas da maneira como ela canta, o repertório dela. Já a Maitê Proença, não tenho a menor idéia de como ela se veste, não sei dizer.

(08:22:41) Edilson: Como se produzir bem no Rio de Janeiro, uma cidade que atinge 40°?
(08:25:18) Mariana Rocha:
Edilson, é muito difícil, mesmo, o ideal era ficar sem roupa!! A moda atual de verão, oferece boas opções para as mulheres, vestidinhos curtos e soltos no corpo, sandálias baixas e bem abertas. Já para os homens, existe toda uma nova proposta de guarda-roupa com formas amplas, regatonas, bermudas e sandálias de couro bem elegantes.

(08:25:29) polaroid: Oi Mariana, tudo bem? Você acha que 2006 foi o ano definitivo para a consagração de Nicolas Guesquièrre??
(08:26:26) Mariana Rocha:
polaroid, tudo ótimo! Acho que o Guesquièrre foi consagrado já há algumas estações, o ano foi mesmo do Hussein Chalayan.

(08:26:34) **G@T@ M@NS@**: que achas da moda com brilho durante o dia
(08:28:34) Mariana Rocha:
G@T@M@NS@, o brilho já pode sair do armário em qualquer horário do dia, não tem mais essa história. Acho até mais divertido o brilho de dia do que aquele padrão do brilho pra noite. É claro que a gente deve também observar o nível de formalismo das ocasiões.

(08:28:41) Estrela: Para alguém com um corpo nao muito em forma que tipo de biquini seria interessante? Que cores?
(08:31:34) Mariana Rocha:
Estrela, o biquíni mais adequado para um corpo não muito em forma é aquele que não aperta demais, com estampa discreta. Se tiver peito grande, o ideal é o formato frente-única. Se tem muito bumbum melhor é uma calcinha mais baixa.

(08:31:41) Zezita: Mariana, você acha que a Miuccia Prada ainda tem gás para sair à frente ou essa de fazer coleção baseada no que foi chique decadas e dacadas atras era seguro, mas cansou?
(08:32:46) Mariana Rocha:
acho que a Prada nas últimas coleções perdeu um pouco da novidade e do impacto, mas acho que é uma fase. A miuccia tem bom gosto e é inteligente, vai virar o jogo.

(08:32:47) paola: mariana, tenho uma dúvida.. quando lemos sobre moda em revistas, sites e etcs, sempre nos são apresentadas roupas caras, e cheias de estilo. Mas, principalmente, quando vamos procurar roupas de festa (tipo, longos para festas mais "tradicionais", nunca encontramos coisas legais nas lojas e com preços acessíveis. O que fazer?? Como fugir dos longos de musselina de seda e bordados de canutilhos??? A propósito, tem como estar chique, sofisticada e "na moda" em festas desse tipo (sem gastar o salário todo num vestido)??
(08:36:18) Mariana Rocha:
paola, tem uma prima minha que chama esse tipo de roupa de "roupa folclórica". é um problema...muito difícil se vestir nesse formato sem ficar com cara de tia ou então acabar com o roçamento do mês. minha sugestão é procurar uma linguagem mais contemporânea e alternativa, buscando romper um pouco com o padrão convencional. Um vestido mini, pretinho, metálico prateado, uma calça justinha ou legging com saltão e um super top, podem oferecer a posibilidade de uso posterior.

(08:36:26) sama: voce acha que é unânime a escolha do rock para os temas das coleções urbanas brasileiras porque? sei que é uma tendência européia, há alguns meses..vitrines de milao e paris..estavam carregadas com esse tema...mas porque..? quem define isso?
(08:38:02) Mariana Rocha:
sam as tendências são definidas pelos bureaux de estilo, pesquisadores de comportamento e grandes empresas. Eu, francamente já estou cansada do assunto rock, além do que, acho falso, fazer punk que custa 3 mil dólares.

(08:38:19) Edilson: Naum existe nenhuma proposta nova em relação aos ternos que nos fazem torrar?
(08:40:13) Mariana Rocha:
Edilson, tem sim. Conjuntos de bermuda e jaqueta em tecidos leves - algodão, linho - forma bons lançamentos em várias coleções. Para os mais modernos tem os macaquinhos do Herchcovitch, larguinhos e modernos.

(08:40:21) Zezita: o que você tem visto de bom nas suas viagens à Europa? A Colette em Paris, caiu na mesmice, assim comoa 10 Corso Como em MIlão apresenta sempre a mesma linguagem. Alguma coisa em termos de inovação na exibição de coleções?
(08:42:31) Mariana Rocha:
Zezita, o que acho mais bacana nas viagens é a maneira como as pessoas se vestem na rua, mais variado e mais na moda, também. As grandes empresas normalmente seguem um padrão do esteticamente correto, muitas vezes sem graça. prefiro a moda da rua.

(08:42:46) Luccas: na sua opinião o são paulo fashion week tem repercussão internacional por causa das roupas ou do celeiro de modelos??
(08:44:54) Mariana Rocha:
Luccas, o Brasil recebe muita atenção da mídia internacional por conta das modelos, mas acredito que o mercado internacional se interessa pela maneira como a gente articula a criação - quando ela existe, efetivamente - as cores e a estamparia. o nosso jeito natural de lidar com o corpo também causa interesse.

(08:44:55) Zezita: voce acha que a Chloe com a saida da Phoebe vai cair na mesmice que caiu a Gucci depois da saida do Tom Ford?
(08:45:51) Mariana Rocha:
Zezita, esperamos que não. afinal o que aconteceu de incrível na moda desde a saída de Tom Ford da Gucci?

(08:46:07) polaroid: quais são os melhores estilistas brasileiros?? ou, pelo menos, os que tem mostrado trabalhos de destaque nas últimas temporadas?
(08:48:17) Mariana Rocha:
polaroid, acho que a nova geração está mostrando uma moda pessoal e cheia de energia. isso me interessa muito. A Amonstro e a Neon são duas das que gosto mais. A Karlla Girotto é a grando criadora do momento. O Alexandre Herchcovitch tem a sabedoria de juntar o inovador e o comercial. A Huis Clos faz a moda mais inteligente e chic.

(08:48:19) karl: mari, janeiro começa a maratona de desfiles brasileiros. qual a sua expectativa em relação às coleções para o inverno 2007?
(08:49:56) Mariana Rocha:
karl, gostaria de ver uma moda contemporânea criativa, independente das tendências internacionais, sem cópias, e usável. gostaria também que as coleções fossem todas para as lojas, para que a gente pudesse comprar. Ah! e os preços!!!!Mais justos.

(08:50:08) lollypop: Mariana, vi que você selecionou os melhores do ano, mas e os piores? rolou alguma grande decepção???
(08:51:26) Mariana Rocha:
lollypop, é sempre chato, falar do ruim, né? o ruim é melhor esquecer, deixa quieto.

(08:51:35) sam: oque vc acha da cintura alta..? volta? vi o desfile da diesel..estava maravilhoso...o que você acha? se os brasileiros copiam tudo,..
(08:52:38) Mariana Rocha:
sam, o corpo da brasileira se dá muito bem com a cintura baixa, as brasileiras adoram ficar, ou se sentir gostosas, uma hora a cintura alta pega, mas não é pra já, não.
(08:52:47) paola: qual o desfile que mais te comoveu este ano?
(08:54:25) Mariana Rocha:
paola, no Brasil foi o da Karlla Girotto, poético, falava do masculino e feminino, do peso e da leveza, e das mulheres tamanho grande. Foi incrível, as pessoas choravam e aplaudiam, emocionadas.

(08:54:35) Heidi Slimane: Depois de anos sem novidades a moda masculina deu um respiro fashion neste verão. Vc acha que no inverno esta força continua?
(08:56:29) Mariana Rocha:
Heidi Slimane, é uma honra responder à uma pergunta sua! Espero que sim. Só o desenvolvimento das propostas de verão - formas amplas, feminilidade, sensibilidade - já seria bastante bom. Espero que as vendas tenham compensado o esforço criativo.

(08:56:41) Åññý ØrîgÎñå£ë PÞK: Mariana,vc ppod dizer pra mim o maior mico na passarela de 2006?
(08:58:08) Mariana Rocha:
Åññý ØrîgÎñå£ë PÞK, puxa vida, deixa eu tentar lembrar, olha chato falar mas os desfiles "internacionais" do São Paulo Fashion Week, foram terríveis!

(08:58:20) Heidi Slimane: Grandes marcas brasileiras insistem na cópia, que está longe de ser uma inspiração. Com tanto talento jovem porque estas marcas não apostam nestes estilistas em vez de fazerem cópias mal feitas de Chloé, Gucci (que me falaram vai ser a grande copiada no Rio)?
(09:00:28) Mariana Rocha:
Heidi Slimane, ai, vai saber! os empresários de moda no Brasil não conhecem o processo criativo. Eles não acreditam. Têm equipes fantásticas criando dentro de suas empresas, mas não confiam em seus estilistas. Compram coleções inteiras e fazem a equipe de estilo copiar tudo, é uma vergonha. prá quem já viveu isso, é humilhante!

(09:00:33) paola: e os sapatos, quem fez os melhores da temporada?
(09:01:38) Mariana Rocha:
paola, sabe que os sapatos não estavam muito legais? Gostei dos do Alexandre Herchcovitch femininos e os da Karlla Girotto, cor de bala.

(09:03:29) Mariana Rocha: Queridos, foi um prazer estar com vocês novamente! Acompanhem as minhas críticas do inverno 2007 aqui na TV UOL e a cobertura completa no UOL Estilo. Até lá!

(09:05:02) Geovanna - UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Mariana Rocha e de todos os internautas. Até o próximo!

UOL Cursos Online

Todos os cursos