Tendências de Moda

Tendência: O preto (de novo) é o novo preto

Colaboração para o UOL

  • Alexandre Schneider/UOL

    Look do desfile feminino de Alexandre Herchcovitch, inspirado em sacos de lixo

    Look do desfile feminino de Alexandre Herchcovitch, inspirado em sacos de lixo

Nas coleções de inverno 2007, apresentadas no SPFW, a cor unânime entre os estilistas foi o preto. Ele comparece até em marcas como Neon e André Lima, reconhecidas pela exuberância de cores nas suas criações.



"Se no Rio a cor mais importante era o cinza, do mais claro ao chumbo, a cor de São Paulo é o preto com várias gradações quanto ao brilho: dos superbrilhantes metálicos aos opacos, passando por diversas texturas vindas do vinil, verniz, o craquelê e do plástico que muitas vezes são misturados no mesmo look", explica a consultora de moda do UOL, Mariana Rocha.



Para alguns profissionais envolvidos no SPFW, a grande novidade do preto vem do desenvolvimento tecnológico dos tecidos, "a grande novidade é o preto-techno, com brilho que vem dos tecidos tecnológicos", relata o produtor de moda e figurinista, Sylvain Justum.



A produtora de moda Paula Lang acredita não só nos tecidos tecnológicos como novidade, mas no emprego do acrílico, do cristal negro que dão uma amplitude de textura para cor. Mas é na versatilidade de uso, que ela destaca o emprego do negro: "Em tempos de crise, qualquer roupa fica bacana e elegante em preto. Mas cuidado, o que se viu para o inverno 2007, não é aquele pretinho básico, que a gente já tem no guarda-roupa. As roupas ganharam mais volume, numa regra simples, quando a silhueta é seca embaixo, ganha mais volume na parte de cima e vice-versa".



Outros acreditam que a novidade está na imagem que se criou para a próxima estação, com o uso do preto: "Eu destaco duas imagens para se entender este novo preto, os plásticos do Alexandre Herchcovitch feminino, quando ele passa do saco de lixo para o vinil, e os pretos da Maria Bonita", sintetiza Biti Averbach, editora de moda da Marie Claire.



A voz discordante de novidade do preto vem da consultora de moda, Gloria Kalil: "Eu não vi nenhuma novidade no preto. Ele seria uma escolha natural dentro do revival dos anos 80, já que o verão veio muito estampado. Este brilho do vinil é basicamente isso, este retorno. O que posso apontar como novo, é que o preto não quer ficar sozinho, como no passado, hoje ele aceita a companhia de outras cores".

UOL Cursos Online

Todos os cursos