Bebel, de "Paraíso Tropical", lança moda e influencia estilo do próximo verão

AILTON PIMENTEL
Colaboração para o UOL

  • Divulgação

    Bebel (Pitanga) adora maiô estilo engana-mamãe (foto), roupa curta, brincos grandes e batom forte

    Bebel (Pitanga) adora maiô estilo engana-mamãe (foto), roupa curta, brincos grandes e batom forte

Bebel, a personagem vivida por Camila Pitanga, que incendiou o Brasil e fez todo mundo ficar ligado na novela "Paraíso Tropical", vai se despedindo das telinhas, junto com o desfecho da trama assinada por Gilberto Braga. De garota do calçadão a moça fina cheia de "catiguria", com closet recheado de Alexandre Herchcovitch, Neon, Jô de Mer e André Lima para citar algumas marcas e consagradas, a personagem fez a temperatura subir e virou o assunto do sempre ameno inverno brazuca.

Em enquete recente realizada pelo site da novela, de um total de 15.770 votos, cerca de 44% afirmam que usariam alguma das peças do figurino da moça, contra uma maioria de 56% que prefere se vestir com menos ousadia. Para seguir o código de vestuário de Bebel é preciso coragem e muita atitude. Seu estilo é superlativo! Tudo é exuberante: boca vermelha, extensões de cabelo, brinco grandes, pulseiras e muita pele à vista a partir de fendas e decotes, sem falar nas estampas de animais e nos brilhos ofuscantes.

Engana-mamãe

O primeiro grande feito de Bebel foi jogar os holofotes para o famigerado maiô engana-mamãe (aquele que de costas parece um biquíni normal, mas de frente traz uma faixa que liga as duas peças). Nas cenas iniciais da novela, na Bahia, Bebel desafiava a imaginação masculina e despertava um misto de inveja e admiração entre as telespectadoras, quando surgia embalada numa versão em crochê deste modelito.

O stylist Daniel Ueda, que encheu de modernidade a atriz Camila Pitanga na capa e recheio de Vogue de agosto, dá a dica: "Se você vai aderir ao engana-mamãe é melhor se preocupar com a proporção e contrapor o justo do maiô, com algo mais oversize na parte de baixo, para evitar o look popozuda. Acabei de voltar de Fortaleza e a noite de lá está cheia de meninas com o look Bebel sem qualquer limite entre o sexy e o vulgar", conta Ueda.

Brilho, estampas, acessórios

O estilo "tudo ao mesmo tempo agora" da personagem, que inclui armadilhas perigosíssimas como estampas + brilhos + comprimentos bem curtos + boca vermelha + máxi-bijoux + botas de cano alto, foi assimilado nas ruas pelas mais ousadas e ganhou versão fashion, em várias passarelas do SPFW e do Fashion Rio. Foi assim que Gisele Bündchen fincou o pé no desfile da Colcci, com calça skinny de listras com cintura bem baixa, numa referência funkeira, com top de oncinha.

A Zoomp jogou o efeito engana-mamãe em vestidos curtinhos cortados em jeans e Reinaldo Lourenço elevou a influência-mor de Bebel para o verão 2008 ao nível da alta moda com lindo vestido longo que ostenta na frente... o decote engana-mamãe! Que dominou a cena na moda praia, com propostas assinadas pela Blue Man, Água de Coco, Lenny e Cia Marítima. Sem falar na Daspu, marca pilotada pela ONG Davida, onde a atriz fez laboratório para compor a Bebel, e que lançou coleção inteira inspirada na personagem e nas moças que batem ponto no calçadão na "vida real". O nome? Copasacana.

A figurinista responsável pelos looks de Bebel em "Paraíso Tropical" é a veterana Helena Gastal, que colocou todos os seus radares para trabalhar e criou mais uma ponte entre moda da TV e as ruas. Camila Pitanga, uma adoradora de moda, também fez a sua parte: sempre recatada, encarou o desafio e emprestou seu belo corpo aliado a muito talento para viver uma garota de programa com grandes planos de ascensão social e uma apaixonada por roupas. "Bebel foi adotada porque tem carisma e é uma vilã engraçada, que recebe um castigo logo depois de cometer uma coisa errada. Parece personagem de desenho animado. Todo mundo acha alguma coisa que é a cara dela. Um brinco dado pela Dinorá (Isabela Garcia), uma jaqueta que Lidi Lisboa (a Tatiana) trouxe para Bebel vestir no inverno...", brinca Camila.

UOL Cursos Online

Todos os cursos