Semana de Moda de Nova York em dez looks para não esquecer

AILTON PIMENTEL

Colaboração para o UOL

Foram oito dias com dezenas de desfiles - muitos deles rolaram nas tendas do Bryant Park, outros se espalharam por uma Nova York ainda mais confusa com uma greve de taxistas - e a semana de moda de Nova York parece acordar de um torpor típico de outras edições.

Bons momentos marcaram a abertura da temporada internacional de desfiles para o verão 2007/08 que agora migram para Londres, Milão e tem Paris como última parada.

Veja aqui o resumo do melhor de Nova York em dez looks:

Sexy é bom!
O que é sexy agora? Marc Jacobs dá a resposta em sua mais nova coleção, em que roupas de aspecto inacabado construídas com muitas fendas e recortes revelam partes do corpo, sutiãs, calcinhas sem o mínimo resquício de vulgaridade. A escolha? O vestido em paetê preto, desconstruído e assimétrico é a síntese do novo momento de Jacobs.

Ontem, hoje e amanhã
Revisitar o passado é construir o futuro e como a Marc by Marc Jacobs sabe lidar com este anunciado. Mistura total do melhor das décadas de 1950, 60, 70 e 80, tanto nas formas - ora secas curtinhas, ora godês e volumosas -, quanto nas estampas gráficas e contraposição de cores fortes versus tons pálidos. O terninho sáfari (quase skinny) em amarelo-ovo usado com anabela sintetiza tudo o que foi dito acima.

No tapete vermelho
Como vestir um black-tie sem aquela cara de roupa alugada? Basta investir nos vestidos criados por Georgina Chapman e Keren Craig, da marca Marchesa. Os looks ostentam silhuetas volumosas nos longos drapeados, os curtos são sequinhos (o melhor é o vestido coquetel de renda francesa) e brilham muito além da aplicação de cristais e pedraria.

O mix perfeito
Muito mais a montagem dos looks do que peças isoladas colocam Phillip Lim, o ganhador do CFDA de estilista, na lista dos nossos dez melhores. Afinal, poucos têm coragem de colocar uma jaqueta de sarja estilo safari sobre um vestido de chiffon drapeado na passarela. Lim é novo, ambicioso e obsessivo com roupa bem feita e, de fato, comprar qualquer peça com sua assinatura é sinômino de bom investimento.

O look da hora
A atriz, diva da moda, garota Ellus e também estilista Chloë Sevigny coloca linha com seu nome à venda na Opening Ceremony em Nova York. Sua principal influência é o estilo college americano (mais precisamente aquele retrô dos anos 1980) e como, explicou ao site style.com, a coleção é um apanhado de dicas e preferências de suas amigas, igualmente underground.

Cintura alta
A Diesel se dá melhor quando apresenta coleções mais para balneário chique do que para rock n' roll pesado. Saias, calças e salopetes com cintura alta saíram do anos 1980 para a passarela. Pena que esta coleção não chega por aqui: a Diesel Brasil vai ajustar o calendário e ter nas vitrines peças simultâneas em todo o planeta.

Engana-mamãe
Lá vem Amir Slama apresentar sua versão cheia de criatividade da peça, que, sob etiqueta da Rosa Chá, ganha patchworks de tecidos, aplicação de brilhos, novas amarrações. O nosso preferido é quase básico: em lycra branca, com outro recorte logo abaixo do top costurado na tira central do maiô.

Victor e Victoria
O smoking masculino deriva de uma das coleções mais sexy e inteligentes de Alexandre Herchcovitch, que abusou do poder de sua alfaiataria para assinar lindos paletós, coletes, camisas, calças. São peças temperadas com pitadas rocker para uma mulher cansada do excesso de feminilidade óbvia.

Peça Única
Até poderíamos eleger um dos lindos vestidos 7/8, mas o macação da Calvin Klein - que tem o brasileiro Francisco Costa como diretor-criativo - em georgete de seda, com uma pitada de stretch para garantir o conforto, tem decote nadadora ou frente única e calça reta. Peça para amantes do minimalismo e altas temperaturas.

Roupa-Arquitetura
Depois de uma bela injeção de capital em sua marca, Narciso Rodriguez voltou a respirar moda. As novidades são silenciosas e não abafam suas roupas bem estruturadas e impecavelmente cortadas. Um exemplo: o vestido sem manga, com barbatanas na cintura que abre para um godê curto, a melhor imagem de verão do estilista.

UOL Cursos Online

Todos os cursos