Elegância para jantar fora é coisa do passado

Da Ansa, em Londres

Vestir-se elegantemente para ir jantar fora não está mais na moda, nem mesmo nos restaurantes de luxo, é o que diz a bíblia gastronômica "Harden's UK Restaurant Guide 2008", lançada hoje na Grã Bretanha.

"Este é um sinal dos tempos. Agora está em voga o estilo casual-chique. Hoje em dia é uma tendência particularmente difundida em Londres", explica o co-editor Richard Harden.

Segundo Harden, a única pessoa com hábitos elegantes nos locais são homens de negócios ou habitantes do interior que vêm à cidade.

"Justamente o jantar não é visto mais como um evento superespecial e é assim que deve ser", disseram Jon e Cynthia Comb, proprietários do "The Westerly".

O restaurante, indicado pelo guia, foi aberto em Londres há pouco menos de um ano e já faz grande sucesso. A chave está justamente na informalidade do local.

"Criamos o tipo de local a que vamos para jantar. Somos amantes da boa cozinha, mas não damos muita importância à cerimônia de um jantar elegante. Nos consideramos um bistrô moderno", disse Jon Comb.

O estilo informal geralmente vem junto de um jantar economicamente acessível, e é por isso que o guia indicou restaurantes com preços que para Londres são muito contidos, algo entorno de 50 euros.

"Nós queremos que as pessoas voltem a comer conosco. Muitos cozinheiros costumam se empenhar em ganhar uma estrela Michelin a mais e se esquecem da clientela média", ressalta Jon. (ANSA)

UOL Cursos Online

Todos os cursos