Exposição de moda em Florença vai trazer uniformes e óculos escuros

Da Ansa, em Florença

A exposição de moda "Vintage Selection", que acontecerá de hoje a 3 de fevereiro em Florença, terá como tema nesta edição o uniforme, em versões criadas pela moda na década de 1960 e em sua forma original, das roupas do exército inglês ao uniforme da aviação norte-americana.

Além de versões de uniformes propostas por diversos estilistas, haverá na mostra uma área dedicada aos óculos escuros, com peças de Fiorucci, Ray-Ban e Christian Dior.

A "Vintage Selection" acontecerá na Estação Leopolda de Florença, local que abrigará no mesmo período a mostra "Mao for sale", com artigos relacionados ao líder comunista Mao Tsé-tung produzidos na China.

O curador da mostra, Gherardo Frassa, coleciona há anos centenas de peças produzidas por artesãos e artistas que "não podendo retratar outra coisa além de personagens e lugares ligados à revolução, produziram muitíssimo e de tudo".

De estátuas de Mao a divisas militares, a mostra exibirá objetos como bandeiras, chapéus e livros misturados a enfeites e espelhos.

Também serão expostos objetos inspirados no soldado chinês Lei Feng, morto aos 23 anos e citado por Mao como exemplo para a juventude do país.

A mostra foi definida por seu curador como "uma grande manifestação de arte pop". "Tanto é que na faixa estendida ao fundo da exposição está ironicamente escrito em chinês 'servir ao pop'", acrescentou Frassa.

"Ainda que muito material tenha sido destruído nos anos 80, na China desde 1993, ano do centenário do nascimento de Mao, teve início uma corrida de antiquários e colecionadores à procura de peças originais que hoje têm alto valor", disse Frassa.

UOL Cursos Online

Todos os cursos