Corpo encontrado no rio Sena poderia ser de ex-modelo desaparecida

Da Ansa, em Paris

Foi encontrado hoje o corpo de uma mulher no rio Sena, em Paris, e a polícia da capital francesa suspeita que possa ser a ex-modelo Katoucha Niane, de 47 anos e originária de Guiné (África Ocidental), de quem não se tem notícia desde o início de fevereiro.

O corpo foi visto nas proximidades do porto de Point du jour, em Boulogne-Billancourt, nas portas de Paris. Justamente no rio Sena, o mais importante da capital, está o barco-casa em que mora Katoucha, bem perto da ponte Alexandre III.

Por enquanto, só as roupas do cadáver permitem algum tipo de reconhecimento, dado seu avançado estado de decomposição. Segundo a polícia, o corpo ficou debaixo d'água por todo o mês de fevereiro e as roupas seriam as mesmas que a ex-modelo vestia na noite de seu desaparecimento, entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.

Os investigadores, que inicialmente não excluíram a hipótese de suicídio, privilegiam agora a possibilidade de um incidente, já que a ex-modelo morava sob as águas. Mas "somente uma autópsia permitirá descobrir as causas da morte", informaram as autoridades.

As primeiras investigações indicam que Katoucha chegou em casa sozinha na noite em que desapareceu, por volta da 1h da madrugada, após um encontro com os amigos. A sua bolsa foi encontrada ao lado da entrada do barco, indicando que, a princípio, não houve tentativa de furto.

Em declarações ao jornal Le Parisien, um amigo disse que a ex-modelo africana era uma "mulher feliz", o que, para ele, excluiria também a possibilidade de suicídio.

Filha do escritor e historiador Djibri Tamsir Niane, Katoucha nasceu em 1960 em Conacry, Guiné, e durante os anos noventa foi musa de grandes estilistas, como Yves Saint Laurent, Paco Rabanne e Christian Lacroix. A ex-modelo era conhecida nas passarelas como a "princesa africana".

Os médicos-legistas devem iniciar os trabalhos "já nas próximas horas ou dias", segundo a polícia, para verificar se o corpo encontrado é realmente o da ex-modelo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos