Milão organiza apresentação de pré-coleções

Da Ansa, em Milão

Do mesmo modo que grandes cadeias de moda como Zara, Mango e H&M, que estão sempre renovando as ofertas em suas lojas, também as marcas prêt-à-porter há tempos têm 2/3 de seu faturamento vindos de "pré-coleções". Agora a Câmera da Moda italiana decidiu reunir as apresentações das grifes em um novo evento, intitulado Milano Moda Precollezioni.

A primeira edição será realizada na próxima semana e terminará em 20 de junho, três meses antes que as coleções primavera-verão 2009 propriamente ditas sejam mostradas nas passarelas de Milão.

"Há algum tempo eram feitas somente duas coleções por ano, mas hoje o mercado precisa ser estimulado continuamente e essa iniciativa, dirigida aos compradores, volta seus olhos para o consumidor final", explicou Mario Boselli, presidente da Câmera de Moda italiana.

Em Nova York, as pré-coleções já são apresentadas há muito tempo, muitas vezes acompanhadas por desfiles e eventos. Existem propostas definidas como "cruzeiro" e "resort', para as férias, além de "pré-primavera" e "pré-outono".

Na primeira edição do evento na Itália, estão ausentes várias das principais grifes do país, como Prada, Gucci e Versace, mas "essa é a primeira edição e todos esperam ver como andará", disse a diretora da Câmara de Moda, Giulia Pirovano.

UOL Cursos Online

Todos os cursos