Em noite de chuva e babados, Casa de Criadores encerra temporada para o Verão 2008-09

CAROLINA VASONE
Editora de UOL Estilo

  • Alexandre Schneider-UOL

    Desfile da grife Gêmeas, que fez reestréia no evento

    Desfile da grife Gêmeas, que fez reestréia no evento

A última noite da Casa de Criadores, nesta sexta (30), deveria começar ao ar livre, no heliponto do shopping Frei Caneca, sede do evento que teve início na última quarta (28). Fez frio, choveu, e a reestréia da grife Gêmeas na temporada de novos estilistas teve que ser replanejada às pressas.

Não fosse o atraso, nem daria para perceber que a locação seria outra se não a passarela oficial, onde as estilistas (gêmeas idênticas) Carolina e Isadora Krieger mostraram, então, a coleção para o Verão 2008-09. Com inspiração geralmente roqueira, desta vez a dupla apostou em moda para mulheres mais adultas, arrumadas, mas ainda com espírito jovem. A coleção masculina - a segunda da grife - acompanhou a feminina com calças pretas com tecido de alfaiataria mais ajustadas combinadas com camisas em xadrez aberto preto com fundo amarelo. Esta, aliás, foi a única estampa vista na apresentação, que apostou em peças em preto e branco sujo (ou off white) com detalhes em dourado forte ou mais clarinho. Aos galões dourados nas barras dos vestidos pretos (os melhores momentos) curtos, durinhos e decotados, se uniram babados, vários deles, enfeitando camisas masculinas e tops femininos justos que abriam curtinhos em godê.

Em versões diferentes, os babados curiosamente embalaram boa parte das coleções da noite de encerramento dos Criadores. Foi o caso da espanhola Ianire Soraluze. Em coleção de listrinhas claras, vestidos soltos curtos ou mais longos, os babados, em camadas nas barras dos vestidos de cintura deslocada, ou na sainha curta em jeans leve índigo, também foram vistos aos montes nos looks da coleção sem muitas variações.

Além dos babadinhos não muito novidadeiros, a grife Prints I Like investiu na bonita estamparia com motivos tropicais, como na bem-sucedida combinação dos tucanos em fundo azul intenso escuro do vestido longo (com babados) que abriu a coleção. Ao longo do desfile, as estampas se sobressaíram em relação à modelagem.

Responsáveis pelo desfile de encerramento, os garotos da Ash decidiram protestar contra a matança das baleias na coleção de Verão 2008-09 da marca. Como sempre, o destaque fica por conta das estampas rabiscadas, coloridas, meio sujas, desta vez com desenhos de baleias, peixes e outrso motivos do mar. Ainda que a estamparia seja o ponto forte da Ash, a forma das roupas, que geralmente, de maneira despretensiosa, consegue aliar streetwear a sacadas engenhosas de silhuetas, desta vez parece ter se distanciado desta idéia, mudando o estilo das peças e ensaiando uma modelagem em teoria mais "elaborada", mas na prática menos feliz em sua realização.

Desfilaram ainda nesta sexta (30) as marcas André Phergom e Purpure, a última estreante no evento.

UOL Cursos Online

Todos os cursos