Armações coloridas e degradê estão entre as tendências de óculos para o verão
FERNANDA SCHIMIDT
Da Redação
-
Divulgação
Novo modelo da grife Karl Lagerfeld tem hastes largas, lentes grandes e coladas ao rosto
"Os óculos solares continuam grandes, com bastante branco e vermelho nas hastes, algo que foi mantido do último verão. O acetato é ainda bastante utilizado, mas aumentou a utilização do plástico, de boa qualidade, que dá mais leveza e durabilidade", explicou Bento Alcoforado, presidente da Abiótica. Os homens, que costumam ser mais sóbrios ao escolher seus modelos, começam a dar sinais de maior ousadia, arriscando um pouco mais em cor e estilo marcante.
As lentes escuras virão grandes e próximas ao rosto - sem provocar o efeito "abelhão", que ganhou popularidade temporadas atrás -, acompanhando a retomada dos óculos em estilo aviador, como os da Ray-Ban. Para completar as produções para o fim da tarde e começo da noite, ganharão espaço as lentes mais claras, sobretudo em degradê.
Segundo o presidente da Abiótica, as hastes largonas, bastante observadas nas peças lançadas pelas grandes maisons de moda, não são uma aposta meramente estética. "As marcas fazem isso para mostrarem mais seus logos e acabam criando tendência", contou ele.
Divulgação ![]() Para quem gosta de estilo mais arrojado, óculos de grau com hastes largas e armação colorida devem ser o chamariz para o verão, como neste da Hagnus |
Já em relação aos óculos de grau, apesar de haver uma crescente demanda e oferta pelas armações em acetato e plástico, ainda há o predomínio do metal mais fino. As lentes também são menores, em reflexo ao desenvolvimento de tecnologias que permitem a utilização de variados focos em espaços cada vez mais restritos.
Para chegar ao Brasil como tendência e, consequentemente, ganhar as ruas, as peças têm de passar pelo crivo dos empresários do setor, que visitam as feiras internacionais de lançamentos, como a Mido (em Milão) e Silmo (em Paris), e selecionam o que entrará no mercado.
"Eles olham o perfil do público brasileiro, que é diferente do europeu, que é mais arrojado, e do americano, que gosta de óculos de grau muito grandes", disse Alcoforado. Segundo ele, o brasileiro é mais comedido, e isso faz com que os empresários não se arrisquem muito em modelos mais diferentes. Os mais ousados acabam sendo os que viajam e têm contato com o que ficou no exterior, porque "você quer aquilo que vê no rosto dos outros", completou o empresário.