São Paulo Fashion Week termina com inverno frio e promessas de felicidade

CAROLINA VASONE
Editora de UOL Estilo
MARIANA ROCHA
Colunista de moda do UOL Estilo

Uma das imagens mais bonitas do São Paulo Fashion Week aconteceu na prorrogação, quando o jogo já se dava por encerrado. Uma chuva de papel metalizado picado caía do teto, junto com bolas coloridas, no meio do vão do prédio da Bienal, ao som de "Alegria Alegria", de Caetano Veloso. O evento acabava com a celebração da felicidade, tema da estação, e da vontade de que todos fizessem parte de um mesmo projeto: o de construir uma moda brasileira melhor (leia o post do blog). Não deixa de ser animador.



Veja fotos, textos e vídeos dos desfiles aqui



Montagem/UOL

Montagem/UOL

Desfiles da Animale, Ronaldo Fraga e Osklen estão entre os melhores da temporada, por motivos diferentes





Durante os seis dias da semana de moda, outro assunto distante da aparência surgiu para fazer os fashionistas pensarem: a discussão sobre a velhice no desfile de Ronaldo Fraga. Neste caso, menos importavam as roupas, mais a mensagem. Já Gisele Bündchen, ícone máximo da imagem de beleza fashion brasileira, ao desfilar pela nona vez na Colcci, não causou tanta comoção como em estações passadas.



Entre os melhores desfiles, coleções corretas, bonitas, com roupas bem acabadas. Poucas grifes, porém, mostraram novidade, aquele frescor necessário para que se desperte o desejo de compra, de "necessidade". Para quem vai precisar economizar em 2009, já pensando nos efeitos nacionais da crise mundial, ótima notícia.



Ao pensar no que se repetiu bastante na passarela e que deve "pegar" no próximo inverno estão as calças estilo saruel, vindas de outras temporadas. E, o principal, as calças mais curtas, "cropped". Os macacões, que também já apareceram bastante no verão, agora foram feitos aos montes por algumas marcas. Como é inverno, os com calça comprida são os que estarão na moda.



Destaques da temporada, grifes como Osklen e Animale entraram na seleção dos "top 10" entre as 38 apresentações do evento. A Osklen, ao criar uma coleção a partir da construção e desconstrução do moletom, conseguiu promover continuidade e evolução de seu estilo. A Animale, com a talentosa Priscila Daroldt na equipe de estilo, criou uma moda bonita e conceitual ao mesmo tempo, num equilíbrio entre os dois elementos que resultou em coleção comercial com informação e criação de moda. Ainda neste sábado, assista ao balanço do SPFW em vídeo da TV UOL, com a seleção e os comentários sobre os dez melhores desfiles da temporada. Amapô, Reinaldo Lourenço, Alexandre Herchcovitch (feminino), Simone Nunes, V.Rom, Samuel Cirnansck, Ellus e Lino Villaventura completam a lista.

UOL Cursos Online

Todos os cursos