Grifes reeditam modelos de óculos dos anos 50 e 60

Da Ansa, em Paris

Cada vez mais marcas apresentam antigos modelos "cult" de óculos de sol, especialmente os dos anos 50 e 80, usados pelas estrelas de cinema ou por ícones da moda.

Philippine Pinon, de 26 anos, responsável pela grife de seu avô, François Pinon, explicou ao jornal francês Le Figaro Madame que estes são modelos "chiques, discretos e atemporais, que todos desejam".

Por isto, a grife lançará na próxima estação armações seguindo os parâmetros das décadas passadas, com modelos denominados "Kelly", "Jack" e "Ona", em referência aos produzidos para Grace Kelly, Jackie Keneddy e Aristóteles Onassis.

"A boutique do vovô ficava no quarteirão rico dos arredores de Paris no século XVI", contou o jovem. "O jet set internacional dos anos 50 e 60 passava por lá para ele montar os óculos sob medida", afirmou.

"Ao invés de uma marca ou logotipo, hoje as pessoas estão à procura de uma história e de um nome de referência que dá uma identidade ao produto", disseram Alexia Nachim e Sophie Perelstein da Lunettes d' Alson, boutique do centro histórico de Paris, especializada em molduras feitas à mão.

A grife Oliver Goldsmith, a célebre marca de óculos fundada na Inglaterra em 1926 e grife preferida das estrelas após a Segunda Guerra Mundial, também apresentou alguns modelos históricos que levam, dentro da armação, o nome da personalidade que o usava e a data da criação do mesmo, como Audrey Hepburn, de 1963, e Sophia Loren, de 1960.

A primeira marca a produzir modelos com esta tendência "retrô" foi a Ray-Ban. Em 2007, a grife relançou seu modelo Wayfarer, que ficou famoso nos anos 60 no rosto de Audrey Hepburn.

Neste ano, a marca reformulou a armação Clubmaster, dos anos 1950 e 1960. A grife Persol reapresentou o lendário 649, modelo usado por Marcello Mastroianni no filme "Divórcio à Italiana" (1961), e o 714, famoso por Steve McQueen na cena inicial do filme "The Thomas Crown Affair" (1968).

Já o designer francês Alain Mikli, para comemorar os 30 anos de sua marca, propôs modelos que lembram o famoso estilo borboleta, usado pela modelo Grace Jones.

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