SiS Couture pensa e cria moda festa para mulheres reais

FERNANDA SCHIMIDT

Enviada especial a Fortaleza*

  • Dário Gabriel/UOL

    Sis Couture mostra coleção de Inverno 2010 em Fortaleza, no Dragão Fashion Brasil (27/04/2010)

    Sis Couture mostra coleção de Inverno 2010 em Fortaleza, no Dragão Fashion Brasil (27/04/2010)

  • http://img.uol.com.br/ico_verfotos.gif ÁLBUM DE FOTOS

A moda da SiS Couture é exclusiva. Suas peças, formadas em especial por vestidos de festa, são criadas em apenas um modelo e sem grade de numeração. O desafio deste tipo de confecção é fazer com que as peças possam ser compradas e usadas por mulheres de diferentes portes físicos.


Com isto em mente, a dupla de estilistas Larissa Fontenelle, 38, e Ângela Bonorandi, 40, constrói seus “cocktail dresses” a partir de uma única imagem: mulheres reais. E, no caso de seus trajes festivos, um manequim de número 40 – longe da imagem idealizada das passarelas.


“Não adianta fazer a peça para uma mulher que não vai vesti-la. Preferimos apertar do que soltar”, disse Larissa, que se formou em moda na Faculdade Católica do Ceará, em 2005, na mesma sala de Ângela. Para facilitar a personalização de peças do pret-à-porter, a dupla as cria de maneira a facilitar os ajustes posteriores.


Além da linha exclusiva, a SiS Couture possui também em seu ateliê serviços de criação sob medida. Ambas, partem das bases da alta-costura. “Não podemos dizer que é alta-costura, porque não estamos em Paris. Mas o trabalho é todo feito em cima de suas bases”, disse Larissa.


Esta visão realista da moda também está presente em suas inspirações. A estilista conta não partir de tendências para pensar suas coleções: “Tem alguém que diz que ‘se seguirmos as tendências, estamos a reboque da moda’. Nós, estilistas, não podemos ser rebocados, temos de estar à frente disso”.


Veja abaixo a ficha técnica da SiS Couture.


Quem é: Larissa Fontenelle e Ângela Bonorandi

De onde: Fortaleza (CE)

Quando começou: 2006

Tipo de roupa: exclusiva e sob medida, com foco nos vestidos de festa

Onde vende: loja própria na avenida Dom Luis, 1.836
Preço: de R$ 500 a R$ 800 (prêt-è-porter e sob medida), os valores variam acordo com o tempo de trabalho e tecido utilizado

O que a SiS Couture acrescenta à moda nacional: “Criatividade. Não é um desfile de tendências, não é o que está todo mundo usando”

 

*A repórter viajou a convite da organização do Dragão Fashion Brasil

UOL Cursos Online

Todos os cursos