Moda masculina

Veja como escolher o traje dos padrinhos e convidados

O casamento é uma ocasião especial que deve ser tratada com todo respeito. No momento em que você disse sim ao convite, aceitou todo um pacote que incluiu também o modo como estará vestido. Os trajes dos padrinhos e convidados devem refletir a preocupação que têm com os noivos, para que tudo saia como eles sonharam. Então, a regra geral é siga os noivos e suas recomendações.

Camisas sociais de tricoline listrada da Minelli (a partir de R$ 159)

FOTOS: CAMISAS E GRAVATAS E TERNOS PARA OS PADRINHOS

FOTOS: SAIBA ONDE ALUGAR TRAJE DO NOIVO

FOTOS: VEJA SUGESTÕES DE BLAZERS

Acima dos horários e convenções, deve-se sempre perguntar aos noivos qual o traje mais adequado. Se você foi convidado para ser padrinho, então, deve seguir à risca a linha do noivo, mas nunca se destacar mais do que ele.

Se ele for usar terno, cheque com antecedência a cor, tanto do terno quanto da gravata, para estar o mais próximo e harmônico possível, mas sem ficar igual. Como as opções de cores de ternos são poucas, a gravata acaba sendo o diferencial mais importante.

Saiba que, mesmo quando a roupa escolhida pelo noivo é o fraque - paletó curto na frente e com cauda comprida atrás, usado com colete cinza, gravata especial e calça risca de giz cinza e preta (ou meio fraque; sem cauda, mas mais comprido que um paletó normal)-, o cravo usado pelo noivo é branco. Os padrinhos usam um na cor vermelha, para diferenciação. Mas não se preocupe tanto com isso. Vá à mesma loja em que o noivo alugar o traje, para que todos estejam vestidos de acordo.

Para os convidados, o que vale é o bom senso. O terno é sempre uma roupa que cai bem nestas ocasiões. Ternos claros nos tons de areia e cinza claro são indicados para cerimônias de dia; cinza e azul marinho, para cerimônias até as 18h; os mais escuros, inclusive os de risca de giz, são mais indicados para os horários noturnos.

Gravatas italianas 100% seda de Ricardo Almeida (R$ 290 cada)

FOTOS: CAMISAS E GRAVATAS E TERNOS PARA OS PADRINHOS

FOTOS: SAIBA ONDE ALUGAR TRAJE DO NOIVO

FOTOS: VEJA SUGESTÕES DE BLAZERS

Antigamente, a cor preta não era apropriada para casamentos, mas isso tem mudado. Os convidados não precisam alugar fraque ou meio fraque, no entanto, quando se trata de casamentos mais formais, o uso de terno escuro com colete é mais apropriado.

Quando a cerimônia for menos formal, uma opção é usar blazer com calça social, sem a necessidade de gravata. As combinações com blazer azul marinho, calça bege ou cinza, camisa branca ou em tons claros são as mais clássicas.

O máximo de informalidade permitida em casamentos é o uso somente de calça social e camisa social de manga comprida. Por mais que o jeans tenha virado uma peça universal, ele deve ser evitado, mesmo se usado com blazer. É informal demais até para casamentos na praia ou em sítios.

Seja qual for o traje escolhido, não deixe nada para última hora. Compras e aluguéis feitos às pressas não dão certo. Se algum ajuste for necessário, é bom lembrar que estes acertos não são feitos na hora. Caso já tenha a roupa, cheque tudo com antecedência. Veja se não é preciso levar para lavanderia ou fazer algum conserto. Não se esqueça também de verificar se o sapato precisa ser engraxado.

Como última dica, mais de etiqueta, do que estilo: não seja o primeiro a fazer a odiosa brincadeira de cortar a gravata do noivo, pois todos que estão ali já deram presentes ao casal. Ninguém precisa passar pelo constrangimento de não ter levado dinheiro para o casamento e se ver em meio a um bando de marmanjos gritando “pão-duro”.

Colaborou nesta coluna Paula Baraldi

UOL Cursos Online

Todos os cursos