Maquiagem do próximo verão terá como focos a naturalidade e toques de cor

GEOVANNA MORCELLI

Em São Paulo

Além de apontar tendências e desejos de moda para o próximo verão, a edição do São Paulo Fashion Week que acaba nesta segunda (14) mostrou alguns dos estilos de maquiagem que estarão em alta na temporada. E, se depender dos desfiles e das opiniões dos mais importantes especialistas de beleza que estiveram reunidos no prédio da Bienal durante a última semana, os grandes hits serão a pele naturalmente perfeita e toques pontuais de cor.

  • Verena Smit e Alexandre Schneider/UOL

    A beleza natural, um dos hits para o próximo verão, em três momentos: no backstage de Simone Nunes e nas passarelas da Ellus e Osklen

Dos 33 desfiles realizados até a noite de domingo (13), grande parte apostou em uma maquiagem natural, com a pele extremamente bem corrigida e livre de imperfeições. Vale ressaltar que não é uma pele de boneca, acetinada, mas sim um visual fresco, leve, iluminado, que dá a falsa impressão de que não há nada no rosto.

Para que este make "nada" pareça mesmo natural, os maquiadores sugerem o uso de produtos cremosos, seja no blush ou no iluminador, que se fundem melhor à textura da pele e deixam menos vestígios do que os em pó. Eliminar os vestígios da maquiagem, aliás, é um dos conselhos de Fabiana Gomes, da M.A.C., que usa pincéis específicos para esfumar tudo muito bem e destaca a importância de ser sutil ao aplicar os produtos para garantir a harmonia do look. Outra dica vem da diretora artística da M.A.C, a jamaicana radicada em Paris Nadine Luke: "Para essa beleza natural é fundamental cuidar muito bem da pele, usando sempre protetor solar e hidratantes específicos para sua cútis", para ela, esse tipo de maquiagem faz parte de um estilo de vida que precisa ser adotado desde cedo.

Seguindo esta tendência "minimalista", alguns desfiles trouxeram looks sem o uso de máscara nos cílios. Fora das passarelas, entretanto, o visual não deve ganhar muitas adeptas, já que o popular rímel é responsável por valorizar os olhos instantaneamente. Uma forma de adaptar a tendência é usar curvex e optar por uma máscara mais leve, que só alongue os fios sem deixá-los muito escuros ou volumosos. Outro item queridinho dos nécessaires e que ganha nova forma de aplicação é o blush que, para reforçar um visual saudável, aparece aplicado frontalmente e então esfumado para a lateral do rosto.

  • Alexandre Schneider/UOL

    Nos olhos ou na boca, pontos de cor são tendência para a maquiagem do verão 2011; nas fotos, os desfiles da Colcci, Cavalera e Alexandre Herchcovitch

Outra aposta vinda dos camarins do SPFW é o uso de cores. Para Celso Kamura, o foco serão os lábios, que devem aparecer cada vez mais coloridos. Lau Neves acredita nos batons com cores exóticas, como o azul e o verde usados por ele na passarela da Neon e que também apareceram no desfile de Alexandre Herchcovitch. Lau aconselha a usar os batons coloridos sem blush, para que o visual tenha uma roupagem contemporânea, sem cair no excesso de cores como nos looks típicos dos anos 80.

Já para Fabiana Gomes, as cores da maquiagem para o verão serão esmaecidas e muito bem esfumadas e misturadas, para que não seja possível descobrir onde começa uma cor e onde acaba outra, como no look visto na passarela da Neon.

Quem também endossa o coro pelas cores no verão é Max Weber, cujas apostas recaem sobre os tons de violetas, azuis, vermelhos e laranja, e Nadine Luke, que acredita no uso de cor em apenas um ponto da maquiagem: lábios, olhos ou mesmo em um tom de blush mais intenso.

Se mesmo depois de tantas dicas e referências sobre o que será hit no próximo verão, você ainda tem dúvidas do que usar, o conselho final é de Marcos Costa, para quem "tendência é aquilo que combina com você".

UOL Cursos Online

Todos os cursos