Mercado "plus size" busca mais espaço com Fashion Weekend em SP

MÁRCIO PADRÃO
Do Bol

"Eu nem sabia que existia mercado plus size". Essa frase seria até certo ponto compreensível vinda de uma pessoa leiga em moda, mas era uma resposta comum a alguns dos entrevistados desta reportagem durante os preparativos do Fashion Weekend Plus Size, que acontece nesta sexta e sábado (23 e 24), no Senac Lapa Faustolo, em São Paulo.

Apesar do "plus size" estar se tornando uma vertente mais comentada no meio --graças em parte ao sucesso da modelo brasileira Fluvia Lacerda no exterior-- a divulgação ainda é considerada muito tímida pelos próprios profissionais. "Eu mesmo, que vivia em internet, só fui descobrir isso quando vi uma reportagem na TV", diz a modelo paulista Dafne Oliveira.

Aos 18 anos, Dafne é uma exceção dentre as modelos do gênero, pois a maioria tem idade dentre 25 e 35 anos, mais velhas que as modelos magras do mundo da moda. "As adolescentes ainda têm vergonha do corpo e também estão tentando emagrecer", explica a jornalista e co-organizadora do Fashion Weekend, Renata Poskus.

"Como a mídia não explorava muito esse assunto, não havia também a busca pelas modelos. Foi quando o assunto passou a ser mais comentado que despertou o interesse de muitas mulheres", diz a modelo Andrea Miura, de 32 anos e já casada.

Grifes
A empresária de moda "plus size" Mariana Varuzzi, da marca La Mafê, também descobriu há pouco o potencial desse nicho. "Eu era bancária, mas sempre gostei de moda e só fiz faculdade de economia por insistência dos meus pais. Eu mesma não conseguia comprar roupas para o meu tamanho, 42, daí me uni com uma amiga e criamos a grife neste ano", conta Mariana.

O atual "hype" do "plus size" parece ser o momento certo para as empresas veteranas investirem mais na propaganda. "Editamos catálogos para clientes, além de divulgar na internet, revistas de moda e programas de TV vespertinos", diz Nelson Tranquez Júnior, da grife de jeans Loony, que possui uma linha plus size.

A Loony tem mais de 30 anos de estrada, mas a coleção plus size existe há 12 anos. "É a nossa linha que está crescendo mais, com um incremento médio de 10% ao ano. Como são poucas marcas nesse mercado ainda, a fidelidade desse público é muito grande. Se elas acham uma roupa que sirva nelas e gostam, voltam para comprar mais", exemplifica Tranquez. A segunda edição do Fashion Weekend Plus Size conta com 14 grifes.


Serviço

Fashion Weekend Plus Size - preview primavera/verão 2011
Quando: 23 e 24 de julho, a partir das 19h
Onde: Senac Lapa Faustolo - Rua Faustolo, 1347 - Lapa - São Paulo - SP
Entrada: R$ 60, pelo site www.fwps.com.br

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