Moda masculina

Novelas da Globo investem em homens casuais e elegantes; inspire-se no estilo

RICARDO OLIVEROS

Colunista do UOL

  • Divulgação/TV Globo

    Estilos diferentes de homens de novela: o casual elegante de Oscar (Luigi Barrichelli) e Felipe (Diego Cristo) em "Insensato Coração" e a ousadia bem-humorada de Jacques Leclair (Alexandre Borges) e do jornalista de moda Adriano (Rafael Zulu), em "TiTiTi"

    Estilos diferentes de homens de novela: o casual elegante de Oscar (Luigi Barrichelli) e Felipe (Diego Cristo) em "Insensato Coração" e a ousadia bem-humorada de Jacques Leclair (Alexandre Borges) e do jornalista de moda Adriano (Rafael Zulu), em "TiTiTi"

Com poucas publicações de moda dirigidas ao público masculino, cabe às novelas servir como boa vitrine para saber o que está na moda. A maioria dos figurinos aposta nos homens sem gravata, tendência observada também na vida real. O Hora H desta semana entrevistou as figurinistas Marília Carneiro, de “TiTiTi” e Helena Gastal, de “Insensato Coração”, para saber quais as referências com que cada uma trabalha para vestir os personagens que fazem sucesso na telinha.

“Eu sigo as tendências, vou aos desfiles do Fashion Rio e SPFW, observo o que os homens estão usando nas ruas, leio livros que podem servir de referências para algum personagem, vejo fotos em jornais e revistas. Sou uma pesquisadora compulsiva. Mas no final das contas, o que conta é o senso comum, o que na média os homens estão usando, porque não podemos ter uma rejeição do personagem masculino por causa do seu figurino”, afirma Marília Carneiro.

Curiosamente, é o estilista Jacques Leclair, interpretado por Alexandre Borges, um dos personagens que fazem mais sucesso por conta de suas roupas, totalmente diferentes do senso comum de estilo do brasileiro. “Eu já trabalhei no TV Pirata e adoro esta relação entre humor e moda. Quando comecei a pensar no figurino do Leclair, a inspiração veio do Denner, estilista brasileiro famoso tanto por seu talento quanto por sua extravagância. Mas não penso que um homem deva sair por aí usando lencinhos no pescoço e sapatos com três cores”, adverte Marilia, sobre o personagem da novela "TiTiTi".

Já em "Insensato Coração", a nova novela das nove da Globo, um dos pedidos do autor Gilberto Braga para Helena Gastal é o de não haver personagens muito “fashionistas” ou muito engravatados. “Temos somente um núcleo de homens engravatados que é composto por cinco personagens, entre eles o banqueiro Horacio Cortez (Herson Capri), seu advogado Wagner (Eduardo Galvão) e o executivo Henrique Taborda (Ricardo Pereira). Eles ainda não entraram na trama. Para outros personagens, como o André (Lázaro Ramos), investi num estilo clássico revisitado, sem necessidade de usar gravatas. Ou você conhece algum designer que usa terno e gravata?”, pergunta com bom humor Helena Gastal.

De fato, a maioria dos núcleos de novelas como “Malhação”, “Araguaia”, “TiTiTi” e “Insensato Coração” reflete uma realidade cada vez mais comum entre profissionais liberais de sucesso: o de nunca usar gravata. O estilo casual, sem ser desleixado, é uma tendência que ganhou força desde que Bill Gates se tornou um bilionário sem se obrigar a vestir um terno para isso.  

Se para a grande parte dos homens a moda casual ainda é um estilo difícil de ser usado por conta do equilíbrio entre elegância e despojamento, um alento: profissionais experientes como Marília Carneiro também encontram alguns obstáculos para montar bons looks casuais nas novelas.

“É muito difícil achar um blazer sem forro e mais desestruturado no Brasil, para conseguirmos um resultado casual e elegante. Outro desafio é ter um grande número de personagens masculinos e o conjunto não ficar monótono. A ideia é construir figurinos que tenham diferenças marcantes entre si, sem ter que apelar. Então, levamos em conta, por exemplo, que para o Edgar (Caio Castro), personagem romântico que trabalha como fotógrafo e empresário, é bom investir em cores claras, blazeres mais modernos, camisas diferenciadas. Já para o Luti, que é um garotão que não se preocupa com moda, usamos as bermudas, as camisetas diferenciadas, as camisas xadrezes”, diz Marília Carneiro.

Por coincidência, tanto na novela das sete quanto na novela das nove, existem personagens gays que podem sair um pouco do "feijão-com-arroz" na hora de se vestir. “O Roni (Leonardo Miggiorin) é promoter, vive em festas, por isso podemos ousar um pouco mais no figurino dele. Óculos coloridos do tipo Wayfarer, blazer com mangas dobradas, calças skinny, tênis quadriculados, ficam bem no personagem", diz Helena.

Para Marília, ter personagens gays em novelas significa um exercício de estilo. “Em 'TiTiTi' tenho dois lados da moeda. Um é Julinho (André Arteche), em que procurei o equilíbrio, inspirado em vários amigos meus. Ele usa calça com gancho mais baixo, camisetas com decote canoa, pulseira de couro, ou seja, são detalhes que mostram a questão do vestir de um gay, mas sem exageros. No caso do personagem do Rafael Zulu, por trabalhar com moda, fomos para Nova York procurar peças mais coloridas e vibrantes para compor o personagem.”

Se você ficou curioso para saber quais as marcas mais usadas pelos personagens masculinos nas novelas da Globo, tanto Helena quanto Marília, entregam o jogo. No topo da lista estão Osklen, Ellus, Richards, Diesel, Ricardo Almeida, Balasarae, Forum, Hugo Boss e Calvin Klein.

UOL Cursos Online

Todos os cursos