"Garoto zumbi" encerra temporada de verão carioca; veja os destaques do último dia

CAROLINA VASONE

Enviada especial ao Rio

  • Montagem/UOL

    Looks de Auslander, Walter Rodrigues, Cantão e British Colony para o Verão 2012

    Looks de Auslander, Walter Rodrigues, Cantão e British Colony para o Verão 2012

Um homem tatuado da cabeça aos pés, segurando uma placa luminosa em que se lê "Young Blood" (ou, "sangue novo"), caminhando no meio do escuro. Parece assustador? Pois esta foi a mensagem de verão da Ausländer. A grife carioca encerrou esta edição do Fashion Rio na noite do último sábado (4) com Rick Genest, o modelo canadense que apareceu no clipe de Lady Gaga e no último desfile da marca Thierry Mugler e é mais conhecido como "Zombie Boy" (ou garoto zumbi).

Auslander - Verão 2012
Veja Álbum de fotos

A imagem sombria e fetichista do modelo tatuado - copiado pelo jornalista Maurício Kubrusly, que sentava na primeira fila maquiado por Fernando Torquato como uma versão frankenstein de "zombie boy" - parecia ser mais uma brincadeira do que uma bandeira levantada para o verão brasileiro naturalmente tão quente em temperatura e cores. A marca quis apostar na valorização das diferenças, tanto de tipos físicos (outro destaque do desfile foi o modelo bósnio andrógino Andrej Pejic) quanto em estilos de guarda-roupa. Acertou na boa confecção e edição de "hits" da temporada já conhecidos, dos brilhos de paetês em versão fosca num paletó aos jeans pantalona de cintura mais alta, da saia longa aos microshorts, dos paletós à estampa de bola que remetia ao último desfile de Marc Jacobs. As camisetas com frases espirituosas, em inglês ("Oh lord, I have sinned" é um exemplo, usada por Andrej, vestido de mulher), também apareceram no desfile da grife que acaba de ser comprada pelo grupo da marca Animale.

Primeira apresentação do dia (prejudicada em público pelo frio e pela chuva que assolaram o Rio no final da tarde), o de Walter Rodrigues surpreendeu pelo novo caminho escolhido pelo estilista, uma feliz notícia para as mulheres com saudades de comprarem peças para o dia a dia do estilista. Walter afirma ter buscado a simplicidade para criar looks sofisticados, muitos em malha, com modelagem limpa, sem perder o charme em torções e algumas assimetrias. Além do look total branco, da textura de xadrez feita numa organza com cintilância leitosa, os paletós e os looks em bordô são promessas de sucesso no guarda-roupa de qualquer mulher urbana e contemporânea.

Pensando menos na cidade e mais no frescor do mar, a British Colony, uma das marcas mais originais e esperadas do Fashion Rio, usou a camisa, os bolsos utilitários, os plissados e outros recursos típicos de roupa urbana para criar looks claros e frescos muitos em branco ou com estampas de fundo branco com azul royal ou amarelo lima, ou ainda laranja coral ou verde. A alfaiataria aparece na coleção masculina e na feminina, com destaque para a feminina, em que a desconstrução sem esquisitices da alfaiataria fica mais evidente em vestidos como o "chemise" (tipo camisa) sem manga enfeitado com uma pala de paletó que começa, em verde, embaixo da altura da costela do top em azul. Ou ainda o modelo em branco com saia plissada curta, camisa na parte de cima com bolsos e franjas de plumas na parte de trás.

Com formas amplas que clamavam pela liberdade de movimentos e de escolha na moda, a Cantão investiu em conforto mas também em glamour, com o brilho de paetês de madeira quadrados no camisetão usado com saia curta e godê, ou na transparência do tule cor de pele no longo de malha mescla em cru com marrom. Também brincou com a ideia de sobreposição de regatas com camisetas em peças que na verdade eram uma só. Daí surgiram recortes geométricos e gráficos, repetidos em forma de decotes em outros vestidos de alça com pedaços triangulares para fora da roupa. Pequenos triângulos, como caquinhos, também serviram de estampa para algumas peças. Momentos interessantes mas, no geral, tudo um pouco grande demais.

Jovem estilista carioca, Nica Kessler usou como tema um verão marítimo, com estampas de barquinhos e gaivotas, listras e muito branco e tons suaves de azul, amarelo e vermelho. Feminino, simpático e bem-sucedido em sua proposta, pode ser boa opção para garotas românticas e levemente retrôs no próximo verão.

Assista abaixo aos demais desfiles do último dia de Fashion Rio:





UOL Cursos Online

Todos os cursos