Suécia vende Vin & Spirit, dono da vodca Absolut, à francesa Pernod Ricard

ESTOCOLMO, 31 Mar 2008 (AFP) - O governo sueco anunciou nesta segunda-feira a venda do grupo Vin & Sprit, proprietário da célebre vodca Absolut, à Pernod Ricard por 5,626 bilhões de euros (8,7 bilhões de dólares), ao considerar que a oferta do grupo francês era a melhor.

"Por meio de um processo de venda muito rigoroso, fizemos um bom negócio para Vin & Sprit e para a Suécia", afirma o ministro sueco dos Mercados Financeiros, Mats Odell, em um comunicado.

O grupo de bebidas francês, que assim passa a ser o líder mundial na área da vodca de alta qualidade, tinha como rivais três empresas, duas americanas e uma sueca, para a compra da Vin & Sprit, que até agora pertencia totalmente ao Estado sueco.

"A Pernod Ricard será uma excelente casa para Vin & Sprit", destaca o comunicado. Os analistas, no entanto, não apontavam a empresa francesa como favorita.

Os outros candidatos eram o grupo diversificado americano Fortune Brands, a empresa familiar americana Bacardi e a poderosa holding sueca Investor, que tinha como sócios o fundo EQT e um fundo de pensão do país.

A Pernod Ricard compra a totalidade da Vin & Sprit, com exceção dos 10% que o grupo sueco possui da americana Beam Global Spirits & Wine.

A operação será financiada por um crédito com seis bancos internacionais.

A Absolut é uma das quatro marcas que superam 10 milhões de caixas vendidas no mundo e é líder entre as bebidas alcoólicas de alta qualidade nos Estados Unidos.

No mercado americano destes produtos, o grupo Pernod Ricard passa de quarto a segundo lugar.

A vodca sueca complementará a rede de produtos da empresa francesa, que já conta com os uísques Chivas e Ballantine's, o rum Havana Club, o champanhe Mumm, o conhaque Martell e o gim Beefeater.

UOL Cursos Online

Todos os cursos