Cirurgião alemão inventa a "fórmula da beleza"

Da Ansa, em Berlim

A beleza ideal pode ser representada por uma mulher de pernas longas, seios de tamanho médio, perfil magro e cintura média. Assim disse o cirurgião plástico alemão Martin Gruendl, que expôs a "fórmula da beleza feminina" no Congresso Mundial de Cirurgia Plástica (Ipras) que acontece em Berlim.

A fórmula foi elaborada após ele ter entrevistado 60 mil pessoas, entre homens e mulheres, aos quais foram mostradas 240 fotos femininas, informou hoje o jornal alemão Seuddeutsche Zeitung.

Para a primeira fórmula de beleza, o estudo levou em conta especialmente a proporção entre rosto, corte das roupas, largura da cintura, tamanho das pernas e medida dos seios.

Na Alemanha, assim como em outros países, as operações de cirurgia estética têm tido um forte aumento nos últimos anos, principalmente entre os homens. Segundo os últimos dados reportados pelo Ipras e divulgados no congresso, o número de operações cresceu 13% em 2005 com relação ao ano anterior. Operações "feitas para seguir um ideal de beleza que na natureza não existe", afirmou Marita Eisenmann-Klein, cirurgiã plástica e secretária-geral do Ipras.

Os três mil cirurgiões plásticos de 93 países, estarão reunidos em Berlim até este sábado para discutir novas técnicas de transplante, de reconstrução de rostos, seios e mãos e de técnicas não evasivas. (ANSA)

UOL Cursos Online

Todos os cursos