Bahrein leva Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza


Veneza (Itália), 28 ago (EFE).- O pavilhão de Bahrein levou hoje o Leão de Ouro da 12ª bienal de arquitetura de Veneza pela melhor participação nacional, para o qual também concorreram Espanha, Brasil, Argentina, Uruguai e Chile.

Segundo informou hoje a organização da bienal, que ficará aberta de amanhã até 21 de novembro, o Leão de Ouro para Barein chega pela "variedade dos desenvolvimentos urbanos que apresentou na exposição", na qual foram mostradas várias construções tradicionais do país.

"O júri se surpreendeu particularmente pela escolha lúcida e eficaz da relação do país com a rápida mudança de sua faixa litorânea", detalha o comunicado.

O Leão de Ouro para o melhor projeto da bienal foi para Junya Ishigami+Associates, do Japão, por uma proposta baseada em vidros e materiais translúcidos.

A prata foi para a jovem promessa Office Kersten Geers David van Severen Bas Princen, da Bélgica e da Holanda, para uma obra em reconhecimento ao notável potencial dos arquitetos, que une uma proposta fotográfica com intervenções artísticas.

O júri foi composto por Beatriz Colomina (Espanha), Francesco Dal Co e Joseph Grima (Itália), Arata Isozaki (Japão), Moritz Küng (Suíça), Jean Nouvel (França) e Trinh T. Minh-ha (Vietnã).

UOL Cursos Online

Todos os cursos