Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer será condecorado pela ministra da Cultura espanhola

Madri, 9 set (EFE).- A ministra da Cultura espanhola, Ángeles González-Sinde, inicia amanhã uma viagem oficial ao Brasil - onde entregará a Medalha das Artes e das Letras ao arquiteto Oscar Niemeyer -, Argentina e México, onde visitará a casa de Luis Buñuel e assistirá às celebrações do Bicentenário.

Segundo informa o Ministério da Cultura em comunicado no qual detalha a viagem oficial da ministra, a passagem de González-Sinde pela América Latina terá início no Rio de Janeiro.

Na cidade, a ministra visitará, nesta sexta-feira, o Instituto Cervantes e entregará a Medalha das Artes e das Letras da Espanha a Niemeyer.

O arquiteto brasileiro é um dos mais prestigiados do mundo e, com 102 anos, segue em atividade. Na cidade de Avilés, próxima a Oviedo, criou o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, seu maior projeto na Europa, que tem previsão de ser inaugurado no ano que vem.

Em novembro de 2009, o Ministério da Cultura condecorou Niemeyer com esta láurea por sua trajetória profissional, sua contribuição à difusão internacional da cultura espanhola e a relevante influência de sua obra na configuração da arquitetura contemporânea.

No sábado e no domingo, a ministra assistirá em Buenos Aires à XIII Conferência Íbero-Americana de Cultura e à apresentação e debate do projeto da Carta Cultural, um instrumento de integração destinado a transformar a cultura em um dos eixos básicos das relações atuais de cooperação internacional.

González-Sinde chegará à Cidade do México na segunda-feira, dia 13, para visitar a casa do cineasta Luis Buñuel, recentemente adquirida pela Espanha para transformá-la em um centro cultural.

O diretor de "Viridiana" viveu no México grande parte de seu exílio após a Guerra Civil espanhola e morreu na Cidade do México em julho de 1983.

A casa onde residiu o cineasta desde 1952 até a sua morte é uma construção de dois andares, de tijolos, e foi projetada pelo arquiteto espanhol Arturo Sáenz de la Calzada.

Durante a passagem pela capital mexicana, a ministra também deve visitar o Centro Cultural da Espanha, na companhia do diretor da instituição, Jesús Oyamburu, assim como conhecer o Templo Mayor e seu museu, que exibe a exposição "Montezuma II, tempo e destino de um governante".

No último dia da viagem oficial, na terça-feira, a titular da pasta de Cultura representará a Espanha nos atos de celebração do Bicentenário da Independência do México.

Além de visitar o museu de Antropologia e o Palácio Nacional, González-Sinde deve reunir-se com o presidente mexicano, Felipe Calderón, e sua secretária de Relações Exteriores, Patricia Espinosa.

UOL Cursos Online

Todos os cursos