Oscar Niemeyer

Sambódromo do Rio será reformado pelas mãos de seu criador, Oscar Niemeyer

  • Rafael Andrade/Folha Imagem

    Carro alegórico da Mangueira desfila na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2010

    Carro alegórico da Mangueira desfila na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2010

Rio de Janeiro, 14 dez (EFE) - O sambódromo do Rio de Janeiro, onde as escolas de samba desfilam no Carnaval, será reformado para ganhar 15 mil novos lugares e ter capacidade para 75 mil pessoas em 2012, em um projeto assinado por seu criador, o arquiteto Oscar Niemeyer, informaram nesta terça-feira (14) fontes oficiais.

"O sambódromo é uma obra que quase não precisa de explicação", declarou Niemeyer nesta terça-feira por meio de um vídeo projetado durante a apresentação oficial da obra, em um ato realizado na Prefeitura do Rio de Janeiro.

  • Rafael Andrade / Folhapress

    Marquês de Sapucaí sendo preparada para receber os desfiles do Carnaval 2010

Inaugurado em 1984, o sambódromo é formado por uma avenida de 700 metros cercada por dezenas de arquibancadas e camarotes que atualmente têm capacidade para até 60 mil pessoas. Segundo Niemeyer, com o novo projeto as arquibancadas vão ficar "mais simétricas".

No véspera de seu 103º aniversário, que será nesta quarta-feira, o arquiteto destacou a importância da obra na vida da cidade e para o Carnaval. "Dada a importância da obra, é evidente que deve ser realizada com certa imponência, igual a que tem o carnaval do Rio", destacou.

Niemeyer também ressaltou a necessidade de se ter uma avenida em boas condições para as pessoas desfilarem, além de garantir a boa visibilidade do público. As autoridades preveem que as obras tenham início em março de 2011, ao terminar o Carnaval do ano que vem, com um orçamento de R$ 30 milhões.

Niemeyer mostrou-se muito satisfeito com a transformação do sambódromo e concluiu seu discurso com uma mensagem de celebração: "Vamos ver com prazer como o povo se diverte um pouco.".

A reforma também tem como objetivo adaptar as instalações para os Jogos Olímpicos de 2016, já que no sambódromo acontecerão disputas de tiro com arco e maratona.

UOL Cursos Online

Todos os cursos