Oscar Niemeyer

Niemeyer completa 103 anos e inaugura sede de sua Fundação

  • Caio Lea/AFP

    O arquiteto Oscar Niemeyer comemora 103 anos na inauguração da fundação que leva seu nome, em Niterói (RJ) (15/12/2010)

    O arquiteto Oscar Niemeyer comemora 103 anos na inauguração da fundação que leva seu nome, em Niterói (RJ) (15/12/2010)

Niterói, 15 dez (EFE).- O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer celebrou nesta quarta-feira seu 103º aniversário com a inauguração do edifício da Fundação que leva seu nome em Niterói, cidade vizinha ao Rio de Janeiro.

A futura sede da Fundação Oscar Niemeyer leva a marca inconfundível do arquiteto: é um edifício branco de formas curvas, construído em cimento armado e com uma rampa retorcida que liga a entrada até o hall principal.

Com cerca de 4 mil metros quadrados, o espaço cultural abrigará um centro de pesquisa e de documentação sobre artes, além de uma escola de arquitetura e ciências humanas que também usará o nome do arquiteto, responsável pelos famosos edifícios de Brasília.

Niemeyer chegou nesta quarta-feira na Fundação rodeado de colegas, familiares e amigos para participar da cerimônia de inauguração, ao lado de autoridades e centenas de cidadãos que aproveitaram para parabenizá-lo.

"O trabalho me distrai, passo horas pensando num projeto, desenho, estudando...", reconheceu o centenário arquiteto, que apesar da idade e de ter que se locomover com a ajuda de uma cadeira de rodas não perde a vontade para empreender novos projetos.

O arquiteto, que foi econômico com as palavras, declarou que está trabalhando num novo projeto de um aquário "dentro da água", um desafio que, segundo disse, "nunca ninguém fez antes e isso me motiva muito".


A Fundação é a sexta obra do brasileiro chamado "Caminho Niemeyer", um conjunto arquitetônico que contorna a costa de Niterói, no qual destacam-se o Museu de Arte Contemporâneo, junto à praça JK, o Memorial Roberto Silveira, o Teatro Popular e o terminal de barcas de Charitas.

Ainda em fase de construção, estão a Torre Panorâmica, o Centro de Convenções e o Centro de Cinema.

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, declarou que a celebração do aniversário de Niemeyer e a inauguração da Fundação marcam um "momento histórico" para a cidade.

Citando o próprio Niemeyer, que uma vez disse que a "incompreensão era sua constante companheira de viagem", Silveira afirmou que uma obra deve criar "certa polêmica" para ser grande e afirmou que o Caminho Niemeyer já tinha conseguido tal façanha.

"Uma vez construída, a polêmica vai ficar de lado e a obra de Niemeyer será reconhecida pela posteridade", concluiu o prefeito de Niterói.

UOL Cursos Online

Todos os cursos